• Folhinha

    Friday, 05-Dec-2025 20:41:42 -03

    Grupo As Meninas do Conto comemora 15 anos com sete peças gratuitas

    GABRIELA ROMEU
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    15/04/2012 08h00

    Isadora Brant/Folhapress
    Cena da peça ""Bruxas, Bruxas... E Mais Bruxas!", do grupo As Meninas do Conto
    Cena da peça "Bruxas, Bruxas e Mais Bruxas", do grupo As Meninas do Conto

    O grupo As Meninas do Conto está comemorando 15 anos de estrada, repleta de muitas histórias da tradição oral.

    Nesse período, foram criadas sete peças, que entram em cartaz a partir de hoje no Teatro Cacilda Becker (r. Tito, 295, Lapa), em São Paulo. E quem ganha presente é a plateia infantil: os espetáculos são gratuitos.

    No ano comemorativo, o grupo estreia novo espetáculo: "Bruxas, Bruxas... E Mais Bruxas!". Clique aqui para saber mais.

    Simone Grande, que criou o grupo ao lado de Kika Antunes, ex-integrante da companhia, conta que o trabalho sempre foi de garimpagem de histórias da tradição oral para montar os espetáculos, que receberam diversos prêmios.

    "Educadores e bibliotecários já contavam histórias em muitos lugares, mas no teatro isso pouco ocorria. O grupo trouxe essa linguagem para o teatro, multiplicou a linguagem da narração em outras formas performáticas", conta Simone, que fundou recentemente a Fabulosa Companhia, para trabalhar também com o público adulto.

    A partir de hoje, os sete espetáculos, incluindo a estreia "Bruxas...", entram em cartaz no Teatro Cacilda Becker (r. Tito, 295, Lapa). Confira a programação abaixo - e corra para garantir seu ingresso gratuito, que deve ser retirado uma hora antes da sessão; cada pessoa só pode retirar dois ingressos.

    "BRUXAS, BRUXAS...E MAIS BRUXAS!"
    A peça marca os 15 anos do grupo. Traz o universo fantástico, mágico e até divertido dessas personagens tão presentes no imaginário universal. Bruxas de diferentes origens e tradições se dirigem a um encontro anual para trocar receitas, feitiços e histórias.
    QUANDO: sábados, às 18h, e domingos, às 16h. De 14/4 a 20/5.

    "A PRINCESA JIA"
    Um casal tinha três filhos jovens que partem cada qual por um caminho. José e Pedro se arranjam em uma cidade vizinha. Mas João, o caçula, vai parar em um castelo velho e feio onde mora uma jia (sapa) gorda e melequenta. O que ele não sabia é que essa sapa era uma linda princesa à espera de seu desencantamento.
    QUANDO: dias 14 e 15/4; sábado, às 16h, e domingo, às 11h

    "POR QUE O MAR TANTO CHORA"
    Considerada uma das versões brasileiras de Cinderela, trata-se da história de uma rainha que queria muito ter um filho. Ela concebe uma menina: Maria, que nasce com uma cobra enrolada no seu pescoço. Quando ela fica mocinha, um velho rei muito rico decide se casar com ela. Contrariada, Maria parte para outro reino em busca de sua felicidade.
    QUANDO: dias 21 e 22/4; sábado, às 16h, e domingo, às 11h

    "AS VELHAS FIANDEIRAS"
    É a história de uma menina que não gostava de fiar, por mais que sua mãe mandasse. Um dia ela é levada ao palácio da Rainha e lá se vê obrigada a fiar uma enorme quantidade de lã. Com a ajuda de três velhas muito esquisitas, ela muda seu destino.
    QUANDO: dias 28 e 29/4; sábado, às 16h, e domingo, às 11h

    "PAPAGAIO REAL"
    Traz a história de uma menina que recebe todas as noites a visita de um príncipe encantado em pássaro. As irmãs invejosas conseguem expulsar o pássaro, e a menina só poderá reencontrá-lo num reino distante.
    QUANDO: dias 5 e 6/5; sábado, às 16h, e domingo, às 11h

    "BUUUU!! A CASA DO BICHÃO"
    Três narradoras contam a história de Caio, um rapaz que sai pelo mundo e chega a uma casa muito esquisita que parece ser mal-assombrada. Caio passa por diversas provas enfrentando seus medos.
    QUANDO: dias 12 e 13/5; sábado, às 16h, e domingo, às 11h

    "PEDRO PALERMA E OUTRAS HISTÓRIAS"
    No espetáculo, privilegia-se a arte dos contadores de histórias. As atrizes se revezam entre a narração e os personagens que cada conto apresenta, utilizando adereços e figurinos. Há histórias para fazer rir e sentir um friozinho na barriga.
    QUANDO: dias 19 e 20/5; sábado, às 16h, e domingo, às 11h

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025