• Folhinha

    Thursday, 18-Apr-2024 20:47:08 -03

    Museu Xingu traz peças recolhidas por Orlando Villas Bôas

    DE SÃO PAULO

    03/05/2012 12h00

    Divulgação
    Objetos do Museu Xingu pertenciam a Orlando Villas Bôas
    Objetos do Museu Xingu pertenciam a Orlando Villas Bôas

    Cerca de 150 peças indígenas que faziam parte da coleção particular de Orlando Villas Bôas (1914-2002) estão no Museu Xingu, na Casa Amarela.

    O local pretende mostrar ao público tanto o material recolhido pelo sertanista no período em que viveu com os índios --e lutou por seus direitos junto com os irmãos Cláudio e Leonardo --quanto novos artefatos.

    Instrumentos tradicionais, decorados com a tinta extraída dos frutos urucum e jenipapo, estão lá. As panelas, por exemplo, destacam-se entre os itens à mostra.

    "A preferida de Orlando era a Tsak-Tsak, que cozinha a vapor. Ele até pediu para alguns ceramistas paulistas copiá-la, mas a investida foi em vão", diz a curadora Maria Paula Almeida.

    Contudo, o espaço inaugurado em fevereiro não está fechado para os utensílios produzidos atualmente pelos índios. Segundo a assessoria do museu, integrantes de algumas etnias costumam visitá-los para falar de suas experiências e trazer artesanato e material novos.

    O Museu do Xingu funciona de segunda à sexta, das 14h às 19h, e também oferece visitas guiadas aos sábados. Para isso, é preciso agendar com antecedência pelo e-mail ou por telefone.

    ANOTE NA AGENDA
    Museu Xingu, em São Paulo
    QUANDO: de segunda à sexta, das 14h às 19h; também oferece visitas guiadas aos sábados
    ONDE: na Casa Amarela (r. José Maria Lisboa, 838; tel: 0/xx/11/3884-8627 e 0/xx/11/3884-9112)
    QUANTO: entrada franca

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024