• Folhinha

    Friday, 19-Apr-2024 11:38:14 -03

    Há 40 anos morria Pablo Picasso; saiba mais sobre o artista

    DE SÃO PAULO

    08/04/2013 15h02

    Há 40 anos, no dia 8 de abril de 1973, morria o artista espanhol Pablo Picasso. Um dos maiores pintores e escultores do século 20, Picasso ficou mundialmente conhecido pelos diferentes estilos de sua obra.

    Picasso foi tão importante que a edição da "Folhinha" de 25 de outubro de 1981 publicou na capa um texto sobre o pintor para comemorar o centenário de seu nascimento.

    Leia a homenagem abaixo e veja algumas de suas obras.

    *

    Quem presta atenção nos jornais e na TV deve ter ouvido falar o nome de Picasso nestes últimos tempos. É que hoje, dia 25 de outubro, se comemoram os 100 anos de seu nascimento, e a data é importante para quem gosta de artes plásticas ou estuda esse assunto.

    Pablo Picasso nasceu na Espanha mas viveu grande parte de sua vida na França, foi pintor e escultor.

    O que chama atenção de todo o mundo para a obra deste artista é que, entre outras coisas, ele experimentou quase todas as tendências, as técnicas, os estilos e os materiais colocados à disposição das artes no nosso século.

    Divulgação
    A tela de "Guernica", de Pablo Picasso
    A tela de "Guernica", de Pablo Picasso

    resultado: tem quem goste muito dele e quem o deteste, porque nas diversas fases de sua vida, ele pintou como os clássicos (fazendo aquelas obras que são tão ou mais perfeitas do que uma fotografia) e depois foi passando por fases uma bem diferente das outras, até chegar a um estilo pessoal, sem ter-se ligado a qualquer grupo.

    Ele teve, por exemplo, fases em que só usava uma cor --vermelho ou azul. E fazia sempre coisas geniais.

    Escolhemos aqui algumas de suas obras para que vocês vejam de quantas maneiras um artista pode ver e sentir o mundo que o cerca. E aproveitamos para lembrar que Picasso também fez política com sua arte: um dos seus quadros mais famosos, o Guernica, reproduzia uma cena de destruição dessa cidade, durante a guerra.

    Por muitos anos, essa obra ficou exposta nos Estados Unidos, porque Picasso só queria que ela voltasse a sua terra natal, Espanha, quando esse país voltasse a um regime democrático. E isso aconteceu este ano --mesmo que a Espanha ainda enfrente crises políticas-- pelos menos para comemorar os 100 anos de seu maior artista.

    Estate of Pablo Picasso/Reuters
    Quadro "Mulher Passando Roupa", de Picasso, que faz parte da fase azul do artista
    Quadro "Mulher Passando Roupa", de Picasso, que faz parte da fase azul do artista

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024