• Folhinha

    Friday, 19-Apr-2024 13:14:25 -03

    Novo livro infantil traz raio-X dos dinossauros

    REINALDO JOSÉ LOPES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    29/06/2013 00h01

    Desconfio que quase todo mundo que assistiu aos filmes da série "Parque dos Dinossauros" já teve pelo menos um pesadelo estrelado pelo Velociraptor, aquele dino pequeno, inteligente e que caça em bandos. Pois você pode respirar (mais ou menos) aliviado: na vida real, ele tinha o tamanho de um peru e também era coberto de penas --não tão assustador assim, portanto.

    Esse é um dos muitos fatos interessantes sobre os mais famosos bichos da pré-história contados no livro "Como Funcionavam os Dinossauros", escrito por Alan Snow. Outro, do qual você talvez já tenha ouvido falar também, e que explica as penas do Velociraptor: nem todos os dinossauros se extinguiram.

    É praticamente certo que as aves de hoje, dos pardais às emas, sejam "netas" de pequenos dinos carnívoros que aprenderam a voar. As penas, provavelmente, surgiram antes do voo, com a função de manter os bichos quentinhos.

    O livro ainda faz um raio-X de vários dinossauros famosos, incluindo, é claro, o tiranossauro. Como sou um nerd meio ranheta, preciso criticar uma coisinha: um dos capítulos pode confundir os leitores, dando a entender que os pterossauros, aqueles bichos voadores pré-históricos, também eram dinos --na verdade, não eram.

    Divulgação
    Ilustração do livro "Como Funcionavam os Dinossauros"
    Ilustração do livro "Como Funcionavam os Dinossauros"

    "COMO FUNCIONAVAM OS DINOSSAUROS"
    AUTOR Alan Snow (tradução Rafael Mantovani)
    EDITORA Caramelo
    PREÇO R$ 39
    INDICAÇÃO A partir de 7 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024