• Folhinha

    Monday, 29-Apr-2024 06:25:32 -03

    Ex-Trem da Alegria mistura músicas infantis e pop rock em novo show

    MÔNICA CARDOSO
    COLABORAÇÃO PARA FOLHA

    05/07/2013 07h35

    O cabelo "tigelinha" deu lugar aos fios arrepiados. As canções infantis foram substituídas pelo pop rock. Luciano Nassyn, ex-integrante da banda Trem da Alegria, celebra seu aniversário de 40 anos e o lançamento do single "Cara de Pau" com um show neste sábado (6), em que vai misturar suas novas composições com sucessos da banda dos anos 1980.

    Aos 10 anos, Luciano fez parte da primeira formação do grupo infantojuvenil, onde permaneceu até completar 15 anos. Na época, o grupo engatou um hit atrás do outro: "É de chocolate", "Piuí Abacaxi", "He Man", "Uni Duni Tê", "Thundercats". Só o LP de estreia vendeu mais de 1,5 milhões de cópias.

    "Eu não tinha a dimensão do sucesso, mas muitas pessoas demonstravam um carinho enorme com a gente", diz. O grupo também fez parcerias musicais com artistas como Xuxa, Pelé, Menudo e Roupa Nova.

    "Era muito legal, era uma brincadeira responsável. Tinha a correria de shows, ensaios, programas de televisão, mas eu curtia bastante, principalmente a convivência com os outros integrantes", conta. "Eu só não gostava dos ensaios de coreografia. Tinha uma professora que ensinava os passos das músicas e eu preferia cantar no palco".

    Mesmo com a maratona de atividades, Luciano teve uma infância como qualquer garoto de sua idade. "Eu andava de carrinho de rolimã, brincava na rua. E sempre arrumava um tempinho para estudar, seja no ônibus, no avião. Quando estava em viagem, fazia reposição de aulas e de provas", diz.

    A amizade com os outros integrantes, Patrícia, Juninho Bill, Vanessa, Amanda e Rubinho, continua até hoje. Aliás, sua antiga companheira, Patrícia Marx, vai participar do show, com uma canja de alguns sucessos antigos. E ele confessa o que os fãs suspeitavam: os dois tiveram um namorico de criança.

    De engraçado, ele lembra que sempre escorregava durante as apresentações. "Eu era o rei dos escorregões. Entrava na empolgação e acaba caindo no palco. Uma vez levei um capote no programa do Chacrinha, que depois foi reprisado no quadro 'Falha Nossa', do Vídeo Show".

    Daquela época, Luciano sente saudade da vibração dos shows, que reuniam milhares de pessoas. "Acho que valeu a pena pois fizemos músicas boas, que viraram lenda. A parte ruim é que muitas pessoas só lembram que eu fazia parte do Trem da Alegria e não conhecem meu trabalho atual. Já compus mais de 350 músicas e 500 letras, sozinho ou com parceiros."

    Mas Luciano não abandonou totalmente o universo musical infantil. Ele faz parte de um projeto que traz versões de músicas de domínio público com um toque de outros ritmos, como pop, rock e reggae. "Faltam músicas para crianças feitas por crianças. E elas acabam escutando músicas de adultos. A ideia é chamar a atenção para músicas tradicionais embaladas por guitarra e bateria. Por exemplo, é como se fosse ouvir uma música do Bon Jovi ou do Guns N'Roses com a letra de 'Atirei o Pau no Gato''.

    ANOTE NA AGENDA

    Show de Luciano Nassyn
    Quando: Sábado(6), às 23h
    Onde: Na Mata Café (r. da Mata, 70; tel. 0/xx/11/3079-0300)
    Quanto: R$ 50

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024