• Folhinha

    Thursday, 25-Apr-2024 21:11:29 -03

    Ainda existem bons programas infantis na TV aberta? Veja o que a 'Folhinha' garimpou

    RICARDO FELTRIN
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    17/08/2013 00h01

    Boa parte dos leitores desta "Folhinha" ainda não tinha nascido, mas houve um tempo em que a TV aberta tinha programação infantil variada e muito desenho de qualidade.

    A TV aberta é formada por canais que não são pagos. Com o crescimento de opções para crianças na TV por assinatura e na internet, a aberta passou a deixar de lado esse público.

    Montagem de Rômulo Pacheco/ Fotos Divulgação

    As opções hoje são raras, mas ainda há o que ver. E a "Folhinha" fez um garimpo de bons programas na TV gratuita (veja abaixo).

    Dez anos atrás, as cinco maiores redes abertas (Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!) exibiam uma média de 14 horas diárias de desenhos. Hoje esse volume mal passa de quatro horas, e a tendência é diminuir.

    A Globo foi a que mais eliminou desenhos. A maior emissora do país já chegou a ter três horas diárias de animações nos anos 1990 e começo dos 2000, mas hoje são três por semana.

    No SBT, neste ano os desenhos passaram a ocupar três horas nas manhãs, uma a menos que em 2012 --entre outros, exibe "Ben 10", "Naruto" e "X Men Evolution". O canal também investe em novelinhas ("Carrossel" e "Chiquititas") e seriados, mas muita coisa é do tempo dos pterodáctilos, como "Três é Demais" e "Chaves".

    A Record só tem o "Pica-Pau" como estrela da animação. A Band voltou recentemente a colocar no ar programação infantojuvenil. Exibe "Os Simpsons", "Futurama"e "As Tartarugas Ninjas", além de bons seriados adolescentes, como "iCarly", "Kenan e Kel" e "Drake e Josh".

    Na Cultura, a única que é pública (recebe dinheiro do governo), o espaço é um pouco maior. Além de produzir o "Cocoricó" e outros, compra importados, como "Bob, O Construtor".

    A questão é fazer com que as crianças se prendam ao horário em que a TV exibe esses programas. Na TV paga, elas podem ver infantis o dia todo. E, com a internet, ainda escolhem o que ver a qualquer hora.

    Com quatro anos, Carina Bellini usa mais o iPad do que a televisão. "Tem tudo aqui dentro", diz enquanto muda com apenas um dedo da série "De Onde Vem?" para um clipe do Palavra Cantada no aplicativo PlayKids TV, que agrupa vídeos infantis.

    Apu Gomes/Folhapress
    João Victor, 5, assiste pouco à TV aberta
    João Victor, 5, assiste pouco à TV aberta

    CANAIS PAGOS

    Todos os dias, assim que chegam da escola, as irmãs Marianna, 6, e Giovanna Spotorno, 4, ligam a TV. Mas elas nem passam perto da televisão aberta.

    "Doki [Discovery Kids]é o meu preferido. Ele viaja para todos os lugares", diz Giovanna.

    Além do canal, as meninas assistem à programação de Disney Júnior e Gloob. As emissoras são as favoritas de João Victor Conte, 5.

    Mas o garoto diz também "zapear" a TV aberta. "De vez em quando assisto a capítulos de 'Carrossel' ou 'Chiquititas'.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024