Hoje completam-se 124 anos da morte de Irineu Evangelista de Souza, barão e visconde de Mauá.
Ele viveu no século 19 e se destacou como empresário, industrial e banqueiro.
Mesmo passando a infância no interior, sem muitos recursos, acabou estudando na Europa e construindo --entre outras obras --a estrada de ferro que ligava o Rio de Janeiro a Petrópolis, pela qual circulou a primeira locomotiva a vapor do Brasil, chamada de "Baronesa".
Leia texto na íntegra publicado na "Folhinha" em abril de 1974 e confira mais detalhes dessa história.
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A primeira locomotiva que correu no Brasil
Foi no dia 20 de maio de 1854, exatamente há 120 anos, que correu a primeira locomotiva no Brasil. Até meados do século passado, o Brasil utilizava como meios de transportes para a sua produção apenas tropas ou lotes de muares carros de bois que percorriam estradas más e deficientes, e barcas e canos nos rios navegáveis e no litoral.
O escoamento da produção agrícola do interior para os centros de exportação era moroso e deficiente. Desde o tempo regencial havia projeto de ferrovias. A gloria da realização coube, porém, à energia de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, na Baía do Rio, e o Fragoso na Raiz da Serra da Estrela, em Petrópolis.
Ligando a Rio a Petrópolis, foi a 30 de abril de 1854 que, na América do Sul, pela primeira vez, uma locomotiva apitou, anunciando a sua viagem inaugural. A locomotiva recebeu o nome de "Baronesa" e foi assim chamada em homenagem à esposa de Mauá.
Alguns anos depois contratava-se a construção dos primeiros trechos da E. F. Pedro II (hoje Central do Brasil) e de algumas outras. A E. F. Pedro II inaugurou seus primeiros 48 quilômetros em 1858.
No mesmo ano se inaugurou o primeiro trecho de estrada da capital baiana à Alagoinha e se iniciava a primeira via-férrea pernambucana. Em 1860 começava a E. F. Santos Jundiaí. Em 1882 começava a de Paranaguá a Curitiba, vencendo a serra sem cremalheiras nem planos inclinados. Estendiam-se por mais de 9.000 quilômetros as vias férreas em tráfego no fim da era imperial e 9.000 estavam em construção.
Irineu Evangelista de Souza, o futuro Visconde de Mauá, a quem coube a glória de construir a primeira estrada de ferro no Brasil, nasceu no Rio Grande do Sul, em 1813. Aos 11 anos, era simples caixeiro de uma loja de fazendas no Rio de Janeiro. Passando a trabalhar numa casa inglesa na mesma cidade, veio a ser seu sócio-gerente. Mauá faleceu em 1889, aos 76 anos de idade.
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Ilustração da 'Folhinha' em abril de 1974 |