• Folhinha

    Friday, 19-Apr-2024 00:33:50 -03

    Quem construiu a primeira ferrovia no Brasil? Leia texto da 'Folhinha' e descubra

    DE SÃO PAULO

    21/10/2013 14h43

    Hoje completam-se 124 anos da morte de Irineu Evangelista de Souza, barão e visconde de Mauá.

    Ele viveu no século 19 e se destacou como empresário, industrial e banqueiro.

    Mesmo passando a infância no interior, sem muitos recursos, acabou estudando na Europa e construindo --entre outras obras --a estrada de ferro que ligava o Rio de Janeiro a Petrópolis, pela qual circulou a primeira locomotiva a vapor do Brasil, chamada de "Baronesa".

    Leia texto na íntegra publicado na "Folhinha" em abril de 1974 e confira mais detalhes dessa história.

    *

    A primeira locomotiva que correu no Brasil

    Foi no dia 20 de maio de 1854, exatamente há 120 anos, que correu a primeira locomotiva no Brasil. Até meados do século passado, o Brasil utilizava como meios de transportes para a sua produção apenas tropas ou lotes de muares carros de bois que percorriam estradas más e deficientes, e barcas e canos nos rios navegáveis e no litoral.

    O escoamento da produção agrícola do interior para os centros de exportação era moroso e deficiente. Desde o tempo regencial havia projeto de ferrovias. A gloria da realização coube, porém, à energia de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, na Baía do Rio, e o Fragoso na Raiz da Serra da Estrela, em Petrópolis.

    Ligando a Rio a Petrópolis, foi a 30 de abril de 1854 que, na América do Sul, pela primeira vez, uma locomotiva apitou, anunciando a sua viagem inaugural. A locomotiva recebeu o nome de "Baronesa" e foi assim chamada em homenagem à esposa de Mauá.

    Alguns anos depois contratava-se a construção dos primeiros trechos da E. F. Pedro II (hoje Central do Brasil) e de algumas outras. A E. F. Pedro II inaugurou seus primeiros 48 quilômetros em 1858.

    No mesmo ano se inaugurou o primeiro trecho de estrada da capital baiana à Alagoinha e se iniciava a primeira via-férrea pernambucana. Em 1860 começava a E. F. Santos Jundiaí. Em 1882 começava a de Paranaguá a Curitiba, vencendo a serra sem cremalheiras nem planos inclinados. Estendiam-se por mais de 9.000 quilômetros as vias férreas em tráfego no fim da era imperial e 9.000 estavam em construção.

    Irineu Evangelista de Souza, o futuro Visconde de Mauá, a quem coube a glória de construir a primeira estrada de ferro no Brasil, nasceu no Rio Grande do Sul, em 1813. Aos 11 anos, era simples caixeiro de uma loja de fazendas no Rio de Janeiro. Passando a trabalhar numa casa inglesa na mesma cidade, veio a ser seu sócio-gerente. Mauá faleceu em 1889, aos 76 anos de idade.

    Reprodução
    ilustração da página 3 (mônica e locomotiva) do dia 28 de abril de 1974 http://acervo.folha.com.br/fsp/1974/04/28/32/
    Ilustração da 'Folhinha' em abril de 1974

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024