• Folhinha

    Friday, 06-Sep-2024 18:12:14 -03

    Minhocas são hermafroditas? Saiba mais sobre esse bicho

    REINALDO JOSÉ LOPES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    21/12/2013 00h01

    Ao contrário do que diz uma simpática música da dupla Palavra Cantada, no mundo real não existe esse negócio de "Senhor Minhoco" e "Dona Minhoca".

    O namoro desses bichos é bem diferente do nosso porque eles são o que os biólogos chamam de hermafroditas, ou seja, as minhocas, em geral, são macho e fêmea ao mesmo tempo.

    Isso significa que, algum tempo depois de o casal de minhocas se encontrar, os dois membros do par são capazes de gerar filhotes. As minhoquinhas se desenvolvem dentro de um casulo "botado" pela minhoca-mãe e saem dele já com o formato do bicho adulto.

    Os humanos que olham para uma minhoca normalmente têm dificuldade de saber o que é a cabeça e o que é o rabo do bicho. Mas, assim como nós, elas têm uma boca (e um outro buraquinho na outra ponta do corpo, para colocar a comida para fora), além de um "cérebro" (na verdade, são só duas pequenas maçarocas de células nervosas, chamadas de gânglios).

    Pulmão para elas é luxo: respiram pela pele mesmo. E, com suas boquinhas rudimentares, o que comem? Matéria orgânica em geral -o que pode significar desde folhas mortas até (eca!) esterco (cocô).

    Rogério Canella/Folhapress
    Imagens de um minhocario
    Imagens de um minhocario

    TERRA FÉRTIL

    Como não são muito exigentes nessa escolha de cardápio, acabam engolindo também grãozinhos de terra. Obviamente, transformam tudo isso em cocô.

    Esse é um dos motivos da importância ecológica das minhocas. A mistura peculiar de matéria orgânica que elas espalham pela terra aumenta a fertilidade do solo, o que é uma excelente notícia para quem quer plantar.

    Outro ponto importante é o próprio movimento dos bichos dentro da terra. Seu rastejar vai abrindo poros no solo, deixando-o mais arejado e misturando melhor os nutrientes nele, o que é outro ingrediente da receita para uma terra fértil.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024