• Folhinha

    Friday, 26-Apr-2024 04:22:25 -03

    Conheça Sue, a maior Tiranossauro rex do mundo

    ISABELLE MOREIRA LIMA
    EM CHICAGO

    01/02/2014 00h01

    O maior fóssil de Tiranossauro rex do mundo mede 12,8 metros de comprimento e quatro metros de altura, tem pernas enormes, braços curtíssimos, 58 dentes que lembram punhais e chama-se Sue.

    Na verdade, não se sabe se o dinossauro era macho ou fêmea. O nome é uma homenagem à caçadora de fósseis que o encontrou (Sue Hendrickson), em 1990, no Estado norte-americano de Dakota do Sul.

    Divulgação
    Crédito: Divulgaçao / Sue, o maior T-rex do mundo. O maior fóssil de Tiranossauro rex do mundo mede 12,8 metros de comprimento e 4 de altura, tem pernas enormes, braços curtíssimos, 58 dentes que lembram punhais e chama-se Sue. Na verdade, não se sabe se o dinossauro era macho ou fêmea. O nome é uma homenagem à caçadora de fosseis que o encontrou (Sue Hendrickson) em 1990 no estado americano de Dakota do Sul. Sue fica exposta no salão principal do Field Museum, o museu de história natural de Chicago. Mas a cabeça que está em cima do corpo é uma réplica: a original está no andar superior em uma redoma de vidro. A explicação? Ela pesa 300 quilos. O esqueleto de um Tiranossauro rex é feito de mais de 250 ossos. Sue foi encontrada com quase todos eles -- falta apenas um pé, um braço, algumas costelas e alguns ossos de sua coluna, que foram substituídos por próteses. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Sue (acima), com cópia da cabeça original, que não foi posta no esqueleto por pesar 300 quilos

    Sue fica exposta no salão principal do Field Museum, o museu de história natural de Chicago (Estados Unidos). Mas a cabeça que está no corpo é uma cópia: a original fica no andar superior, em uma redoma de vidro. Ela tem 300 quilos, um peso difícil de ser sustentado pelo esqueleto do fóssil.

    O esqueleto de um Tiranossauro rex é feito de mais de 250 ossos. Sue foi encontrada com quase todos eles -faltam apenas um pé, um braço, algumas costelas e ossos de sua coluna, que foram substituídos por próteses.

    Foram necessários seis caçadores de fóssil trabalhando por 17 dias para que fossem escavados todos os seus ossos. Já a limpeza e o restauro ocuparam dois profissionais por dois anos.

    arte folha
    Túnel do Tempo - As atrações do museu de história natural de chicago

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024