• Folhinha

    Thursday, 28-Mar-2024 07:51:02 -03

    A história de Percy Jackson é ruim e confusa, diz garoto de 11 anos

    DE SÃO PAULO

    10/03/2014 14h27

    O sucesso da saga Percy Jackson, que vendeu mais de um milhão de livros no Brasil e lotou salas de cinema, não convenceu o garoto Bruno Napoleão, 11.

    Ao terminar de ler "Percy Jackson e o Ladrão de Raios" (ed. Intrínseca; R$ 29,90), de Rick Riordan, ele escreveu um texto, especialmente para a "Folhinha", em que conta o que achou do primeiro volume da série que mistura mitologia grega e o mundo atual.

    "A história não faz sentido", acredita o garoto.

    Se você também tem um livro do qual gosta muito, ou de que não gosta, mande sua resenha para folhinha@uol.com.br.

    *

    Percy Jackson e o Ladrão de Raios

    Sim, existem muitos fãs da série Percy Jackson por aí. A maior parte é formada por garotas de treze anos. A mesma coisa acontece com a saga Crepúsculo: elas pegam e beijam o cartaz do vampiro. É, isso acontece.

    Mas vamos para a resenha. Em primeiro lugar, não recomendo aos fãs lerem isso. Se um fã estiver lendo isso, pare. Pare mesmo. Se, depois de ler, jogar todos os livros da coleção fora, a culpa não é minha.

    Agora vamos para a resenha.

    A ideia do livro é... bizarra. Um garoto descobrir que ele é filho do deus Poseidon. Sério?

    Ok, isso não é importante. O que importante é isso: o livro é repetitivo! As batalhas e as referências à mitologia são previsíveis, especialmente se você sabe bastante sobre o tema. Outro lado péssimo da história é que Percy não é um herói. Ele não faz tudo por conta própria. Note que os amigos dele lutam mais do que o preguiçoso do Percy.

    Ele está na lista de heróis falsos. Entrou no top 3. O Mario (do jogo "Super Mario Bros.") está na lista, porque seu dinossauro Yoshi faz mais coisas do que ele, como pular plataformas e outras coisas. E o Sonic também, porque ele só recicla seu amigo Tails.

    Enfim, o Percy não é o melhor herói na literatura.

    O escritor da série, Rick Riordan, normalmente escreve trabalhos que são chatos de ler, como o primeiro livro da série "As 39 Pistas", um esforço que deu errado. Enfim, o jeito que ele escreveu a história de Percy foi ruim. Os parágrafos são mal escritos, e o humor é pior do que o humor da revista "Mad". E olha que nada é mais irritante e chato do que o humor da "Mad".

    Outra coisa : a história é confusa. Em um livro, aparece que a mãe de Percy morreu. Ou seja, Jackson é órfão. Porém, em outro livro da série, ela está viva e bem. Que milagre!

    Enfim, Percy Jackson foi uma ideia que não deu certo. A história não faz sentido, os personagens são ruins e a história é confusa.

    Divulgação
    O ator Logan Lerman em cena de 'Percy Jackson e o Mar de Monstros
    O ator Logan Lerman em cena de 'Percy Jackson e o Mar de Monstros'

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024