De tanto jogar e assistir aos "youtubers", é natural que surja a vontade de seguir o exemplo e gravar os seus próprios vídeos na internet.
É o caso de Gustavo Vecchi, 12, que pretende criar um canal com tutoriais (passo a passo) que ensine a baixar jogos na rede.
Para isso, ele precisará organizar seu tempo. Depois que o excesso de jogos começou a atrapalhar os estudos, Gustavo teve que fazer um acordo com a mãe: só jogar e assistir a vídeos durante uma hora por dia. "Perco a noção do tempo jogando", conta (veja dicas abaixo).
Já Julia Patricio, 10, passa em média três horas diárias no tablet. "Gosto do Minecraft você pode criar o que quiser", explica.
"Até tenho Lego, mas prefiro Minecraft", conta Guilherme Yoshizato, 11, que costuma jogar com amigos. "Mas meus pais não deixam eu ter videogame no quarto, dizem que sou novo."
*
DICAS DE SEGURANÇA
Saiba como se proteger
- Veja a classificação indicativa do game. É melhor começar a jogar a partir dos oito anos de idade.
- Negocie com os seus pais o tempo de uso para não prejudicar as outras atividades.
- Evite passar muito tempo jogando e vendo os vídeos; é importante brincar, ler, estudar, praticar esportes etc.
- Fique atento quando jogar no modo "multiplayer", que permite que duas ou mais pessoas joguem juntas pela internet. Nunca jogue com quem não conhece sem seus pais saberem.
- Seja legal com outros "gamers", não vale a pena brigar; afinal, é só um jogo!
Fonte: SaferNet, ONG que estuda segurança na internet