• Folhinha

    Friday, 29-Mar-2024 12:43:34 -03

    Livros infantis sobre índios ganham cada vez mais espaço nas prateleiras

    GABRIELA ROMEU
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    18/04/2015 00h01

    As histórias contadas na taba, ao redor de fogueira ou no embalo da rede, têm cada vez mais viajado até as cidades. Pegam carona em livros que retratam o universo indígena brasileiro.

    Desde o último semestre, a "Folhinha" recebeu quase 40 livros sobre índios e selecionou alguns destaques para edição especial, no fim de semana em que são comemorados o Dia Nacional do Livro Infantil (18) e o Dia do Índio (19).

    Alguns trazem lendas e mitos. Outros mostram o cotidiano de crianças indígenas. "A oportunidade de conhecer outra cultura é bom exercício para conhecer a si mesmo e aprender a combater o preconceito", diz a escritora Graça Graúna.

    Entre os autores, há pesquisadores. Mas, desde os anos 1990, há cada vez mais obras escritas pelos próprios indígenas.

    É o caso de Daniel Munduruku, que calcula que existam 30 escritores indígenas no Brasil. "Esses autores publicam uma média de 12 títulos por ano", contabiliza.

    Ele conta que é preciso cuidado com obras que cometem erros. "O mais comum é tratar o índio como um ser do passado, que ainda precisa evoluir", diz.

    Depois de um mergulho em obras que nos levam a viajar por aldeias dos quatro cantos do país, a gente entende como é difícil reunir essa diversidade toda na palavra "índio".

    *

    POR QUE TANTOS LIVROS?

    Para que os povos indígenas não sejam lembrados só no Dia do Índio, uma lei de 2008 obriga o ensino da história e da cultura indígenas nas escolas. Isso fez com que diversas editoras publicassem materiais sobre o tema.

    No ano passado, o governo lançou um edital (uma espécie de concurso) para selecionar livros e distribuí-los para as escolas do país. Ainda não saiu o resultado, mas muitos já estão chegando às prateleiras.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Editoria de Arte/FolhapressPovos indígenas do Brasil

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024