• Folhinha

    Thursday, 28-Mar-2024 07:16:32 -03

    'Alice no País das Maravilhas' faz 150 anos; você conhece a história do livro?

    DE SÃO PAULO

    04/07/2015 06h00

    Foi em 4 de julho de 1862, quando Charles Lutwidge Dodgson, um reverendo e professor de matemática de Oxford, e um amigo levaram as três irmãs Liddell para um passeio de barco pelo rio Tâmisa.

    "Conte uma história, sr. Dodgson", as meninas devem ter pedido ao professor, que atendeu prontamente. Ali nasceu a história da pequena Alice, que se enfia em uma toca de coelho, cresce, encolhe e encontra várias personagens estranhas em um mundo de fantasia.

    Ao final da narrativa, Alice Liddell, que inspirou a heroína Alice, pediu ao reverendo que escrevesse a história. Dois anos depois, o manuscrito intitulado "Aventuras de Alice Embaixo da Terra", ilustrado por Dodgson, foi entregue à garota.

    Depois, um autor escocês chamado George MacDonald leu a aventura para seus filhos. O mais novo gostou tanto que desejou que existissem 60 mil volumes dela.

    Incentivado por MacDonald e outros amigos, Dodgson, mais conhecido por seu pseudônimo Lewis Carroll adicionou passagens à história e pediu a John Tenniel, um dos melhores ilustradores da época, que refizesse os desenhos.

    Assim, em 4 de julho de 1865 (há exatos 150 anos!) foi publicado o livro que se tornaria um marco da literatura infantil: "Alice no País das Maravilhas".

    Divulgação
    Ilustração de edição comemorativa de "Alice no País das Maravilhas" da editora Zahar
    Ilustração de edição comemorativa de "Alice no País das Maravilhas" da editora Zahar

    Alguns anos depois, Carroll publicou a continuação da história, "Através do Espelho e o Que Alice Encontrou Por Lá".

    Desde então, as aventuras da garota foram adaptadas para o teatro e cinema, passaram pelas mãos de Walt Disney e do artista Salvador Dali e inspiraram várias outras histórias.

    Vários eventos ao redor do mundo serão realizados para celebrar os 150 anos da obra. Neste sábado (4) é celebrado o Dia da Alice em Oxford, onde tudo começou, com hora do chá e jogos de críquete. Aqui no Brasil, será comemorado o Carroll's Day, em Belo Horizonte, com palestras e lançamentos de novas edições.

    Em Nova York, nos EUA, o museu Morgan terá uma exposição sobre o livro, com destaque para a exibição do manuscrito original "Aventuras de Alice Embaixo da Terra". É a primeira vez em mais de 30 anos que a British Library, que abriga o manuscrito permanentemente, permitiu a viagem do original de Carroll para os EUA.

    A exposição terá ainda cartas de Alice Liddell e Carroll, ilustrações originais, trechos das primeiras adaptações para o cinema e músicas inspiradas pela história. Uma versão on-line (em inglês) da mostra pode ser vista no site do museu.

    Veja abaixo duas edições comemorativas brasileiras dos livros "Alice no País das Maravilhas" e "Através do Espelho e o Que Alice Encontrou Por Lá" feitas para os 150 anos de publicação.

    ALICE: EDIÇÃO COMEMORATIVA 150 ANOS
    Reúne em um só volume "Alice no País das Maravilhas" e "Através do Espelho e o Que Alice Encontrou Por Lá" com tradução vencedora do prêmio Jabuti. As ilustrações são da artista plástica e presidente da Sociedade Lewis Carroll do Brasil, Adriana Peliano, que criou colagens a partir dos desenhos originais de John Tenniel.
    EDITORA Zahar
    PREÇO R$ 89,90 (320 págs.)

    CAIXA ALICE+ALICE
    A caixa contém dois livros: "Alice no País das Maravilhas", ilustrado por Luiz Zerbini e traduzido pelo historiador Nicolau Sevcenko, e "Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá", com ilustrações da artista Rosângela Rennó.
    EDITORA Cosac Naify
    PREÇO R$ 139,90 (376 págs.)

    Colaborou ISABEL SETA

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024