• Ilustrada

    Friday, 03-Jul-2020 14:08:46 -03

    Guitarra queimada por Hendrix é leiloada por 280 mil libras

    da Folha Online

    04/09/2008 19h24

    A primeira guitarra que o músico Jimi Hendrix queimou no palco foi vendida nesta quinta-feira por 280 mil libras (um pouco mais de R$ 848 mil) em um leilão em Londres dedicado a pertences de estrelas do rock.

    03.set.08/Lefteris Pitarakis/AP
    Galerista segura guitarra de Jimmy Hendrix que foi a leilão em Londres
    Galerista segura guitarra de Jimmy Hendrix que foi a leilão em Londres

    A guitarra, uma Fender Stratocaster, era uma das jóias do leilão, no qual também era disputado o primeiro contrato assinado pelos Beatles com o empresário Brian Epstein, as impressões digitais de Elvis Presley e o último caderno de Jim Morrison (1943-1971), líder do The Doors.

    Hendrix ateou fogo à guitarra no fim de um show em Londres em março de 1967 e teve que ser levado para o hospital por sofrer queimaduras leves.

    Posteriormente, o guitarrista e cantor, que morreu em 1970 aos 27 anos por causa de uma overdose, se tornaria famoso pelo ritual de queimar a guitarra em suas performances.

    O primeiro contrato dos The Beatles foi vendido por 240 mil libras (R$ 726,9 mil).

    Epstein era chamado por alguns de "o quinto Beatle", pois foi quem decidiu apostar no grupo após assistir a uma apresentação dos então desconhecidos garotos de Liverpool no Cavern Club.

    O leilão, batizado de "It's More Than Rock and Roll" ("É mais que Rock and Roll", em tradução livre), foi realizado na galeria Idea Generation.

    Com Efe e France Presse

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2020