• Ilustrada

    Tuesday, 14-May-2024 18:16:19 -03

    Record e Televisa produzem "Rebelde" brasileiro

    LUISA BELCHIOR
    Colaboração para a Folha Online, no Rio

    08/10/2008 17h46

    Uma versão brasileira da novela mexicana "Rebelde" começará a ser gravada no primeiro trimestre do ano que vem pela Record. A adaptação do folhetim, fenômeno "teen" que ficou famoso no Brasil ao ser transmitido pelo SBT, já está sendo feita, e o elenco deve ser escolhido por meio de concurso.

    Divulgação
    Integrantes do RBD, grupo que surgiu a partir da novela "Rebelde", cuja versão brasileira será produzida pela Record
    Versão brasileira de "Rebelde" será produzida pela Record em parceria com Televisa

    A produção será o primeiro fruto da parceria feita entre a Record e a gigante mexicana Televisa, detentora dos direitos da novela teen, que foi formalmente anunciada nesta quarta-feira por executivos de ambas as emissoras na Recnov, os estúdios de novela da rede brasileira, em Vargem Grande (zona oeste do Rio).

    O contrato põe fim a uma parceria de oito anos da mexicana com o SBT no Brasil.

    O foco do contrato, cujas cifras não foram reveladas, é a adaptação --com direção, produção e elenco inteiramente brasileiros-- de novelas da Televisa, mais precisamente "Rebelde" e "Betty, a Feia". Os dois títulos serão o pontapé inicial da parceria. Elas irão ao ar às 19h, faixa de horário que a Record abrirá para as novelas feitas em conjunto com a Televisa, que, em princípio, dará apoio às produções.

    Para o elenco de "Rebelde", a Record abrirá uma seleção pública de "casting", avisa o presidente da emissora, Alexandre Raposo. Outros atores "já disponíveis no mercado" também estarão na produção, ainda sem autor escolhido. A única coisa já definida, segundo Raposo, é a roupagem "brasileira" que a emissora dará para a novela teen.

    "A adaptação é mais focada na realidade do Brasil. Alguns costumes, algumas coisas da nossa juventude. Mas o contexto é basicamente o mesmo", contou o presidente, durante cerimônia para o anúncio da parceria na Recnov.

    SBT

    Sem criticar a parceria passada com o SBT para a transmissão de suas novelas, o vice-presidente corporativo da Televisa, José Antonio Bastón, declarou durante a cerimônia que o contrato com a Record significa "a primeira vez que teremos a oportunidade de ser parte da televisão no Brasil".

    "Somos uma companhia de alianças, crescemos com base nisso, e nunca desfizemos nenhuma parceria", disse, antes de mencionar a troca do SBT pela Record.

    Bastón alegou que o "potencial e visão de crescimento" da Record pesaram na decisão de trocar a emissora pelo SBT.

    "A razão [da mudança para a Record] é única e exclusivamente uma questão de visão de produto. Nos entendemos mutuamente com a Record e percebemos uma visão similar no que diz respeito a produção de conteúdo", declarou.

    "A relação com o SBT foi extraordinária, temos orgulho de ter trabalhado com eles tantos anos, e sem dúvida tivemos e temos uma grande relação com o Sílvio Santos. Mas hoje em dia as visões mudaram. Somos uma companhia com muita vontade de crescer, da mesma forma que a Record."

    O contrato entre a Record e a Televisa tem duração inicial de cinco anos e prevê que a receita gerada com o intercâmbio de novelas seja dividida entre as emissoras. Para as produções brasileiras, a rede mexicana vai bancar parte dos custos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024