Há 20 anos, Tracy Chapman lançava seu primeiro disco, e a cantora comemora este aniversário falando de um futuro promissor em "Our Bright Future", o novo álbum que, após a vitória eleitoral de Barack Obama, sai às vendas na próxima terça-feira (11) apostando na necessidade de mudança.
Como foi comum na carreira de Chapman, considerada uma das vozes mais reivindicativas do cenário musical americano, "Our Bright Future" é um trabalho fortemente enraizado na atualidade através de 11 temas que abordam os sentimentos, mas também problemas políticos e sociais.
"Eu não escolho os temas, eles vêm a mim de forma natural ao ter conhecimento do que ocorre no mundo", explicou a cantora, que escolheu Larry Klein como produtor, após a parceria bem-sucedida nos dois primeiros trabalhos da artista.
Segundo Chapman, "Our Bright Future", "um som que se encaixa" em ritmos "como blues, pop e folk", rompe um silêncio de três anos e constitui o oitavo trabalho em uma carreira que começou em 1988 e rendeu três prêmios Grammy à cantora.
Em seu primeiro disco, que vendeu dez milhões de cópias, figuravam títulos como "Fast Car", "Baby Can I Hold You" e "Talking About Revolution", que demonstravam como é possível fazer uma conexão com o público através de canções comprometidas que falam da necessidade da mudança.
"Alguns de meus fãs me disseram que minhas letras expressam o que eles mesmos pensam, as coisas que gostariam de mudar", declarou Chapman.
A cantora chamou a atenção para o fato de que "hoje grande parte da música pop no mercado anglo-saxão fala de amor e de relações, mas isto nem sempre foi assim e em outras partes do mundo a música trata de temas mais variados e se abre a questões sociais e políticas".