• Ilustrada

    Saturday, 07-Sep-2024 21:12:25 -03

    ILUSTRADA 50 ANOS: 1964 - "Vidas Secas" mostra Nordeste real


    "Vidas Secas" foi publicado originalmente na quinta-feira, 12 de março de 1964.

    24/11/2008 00h17

    Herbert Richers lançará no Cine Paiçandu e circuito da Serrador "Vidas Secas", considerado o melhor filme nacional produzido no ano passado. Baseado no famoso romance de Graciliano Ramos, conta a história dramática de uma família nordestina que foge da seca.

    1964/Divulgação/Folha Imagem
    Maria Ribeiro e o diretor Nelson Pereira dos Santos durante a filmagem de "Vidas Secas"
    Maria Ribeiro e o diretor Nelson Pereira dos Santos durante a filmagem de "Vidas Secas"

    As cenas foram todas realizadas e colhidas nas caatingas do sertão alagoano, para onde Nelson Pereira dos Santos deslocou toda a equipe, transformando a Palmeira dos Índios em estúdio cinematográfico. Ali, Graciliano nasceu e viveu durante largo tempo de sua vida. Sem explorar o folclore ou o exótico, o filme mostra de maneira cruel e sem concessões a tragédia de uma família cujo destino, é emigrar, fugir da seca, da falta de meios para sobreviver.

    Pela primeira vez o Nordeste foi fotografado em toda sua realidade, pois a beleza dramática e trágica das caatingas aparece em sua verdadeira dimensão graças a um tratamento fotográfico sem artifícios. A intensa e agressiva luz nordestina foi captada pelos realizadores do filme que para isto utilizaram um processo de superexposição internacional. A luz de "Vidas Secas" agride, destrói, mata e expulsa o homem da terra. "Vidas Secas" é distribuído por Produções Cinematográfica Herbert Richers.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024