• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 08:12:48 -03

    ILUSTRADA 50 ANOS: 1990 - "Pantanal" estréia na TV Manchete

    da Folha Online

    26/11/2008 15h50

    Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela "Pantanal" foi ao ar pela primeira vez em 27 de março de 1990 na extinta TV Manchete. Atualmente, ela é reprisada com sucesso pelo SBT.

    O texto, assinado por Sonia Apolinário, destacava que o horário nobre da TV brasileira seria tomado por "sucuris, tuiuiús, cobras boca-de-sapo, piranhas, garças e araras".

    Reprodução
    Veja reprodução da página do jornal que traz a notícia
    Veja reprodução da página do jornal que traz a notícia

    Segundo a reportagem, 70% das cenas da novela foram gravadas no pantanal, e tinha na fotografia um de seus principais atrativos.

    O texto também avisa que "muitos corpos nus serão mostrados em cenas de amor".

    "Ninguém segura o amor no pantanal. Lá se sente o impulso natural do sexo. Foi assim que me senti lá. Quero resgatar o amor com ternura, o prazer do abraço, de se sentir a água molhando o corpo", declarou Barbosa ao jornal.

    Reprodução
    Marcos Winter (Jove) e Claudio Marzo (José Leôncio) em "Pantanal"
    Marcos Winter (Jove) e Claudio Marzo (José Leôncio) em "Pantanal"

    A história é dividida em duas fases. A primeira se passa nos anos 40 e mostra o estabelecimento na região de um boiadeiro e sua mulher e de um casal de posseiros. Na segunda, a trama se concentra no encontro da segunda geração dessas famílias.

    Cristiana de Oliveira e Marcos Winter, na época novatos, protagonizaram a novela. A reportagem comenta que Winter era o "mais experiente dos jovens atores", já tendo feito outros trabalhos para o teatro e a TV.

    Ao contrário de Cristiana de Oliveira, "uma 'cria da Manchete", segundo o texto, que antes só havia realizado uma novela pelo mesmo canal, "Kananga no Japão". "Atualmente, ela é a 'darling' da emissora", escreve Sonia, que ainda ressalta a estréia como atriz de Carolina Ferraz, que era apresentadora do "Programa de Domingo", também da Manchete.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024