• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 07:32:06 -03

    "É estimulante ser excitado por um filme", diz Louis Garrel

    LUCAS NEVES
    da Folha de S.Paulo

    05/12/2008 08h46

    Uma das principais revelações do cinema francês desta década, o ator Louis Garrel, 25 --protagonista de "A Fronteira da Alvorada", que estréia hoje em SP--, já se infiltrou nas barricadas do Maio de 68 em dois filmes, andou associando o governo Sarkozy a uma "psicose coletiva" e, em entrevistas, não se acanha em citar como referências autores como Anton Tchecov e Botho Strauss.

    Divulgação
    O ator Louis Garrel, 25, uma das principais revelações do cinema francês desta década
    O ator Louis Garrel, 25, uma das principais revelações do cinema francês desta década

    Mas não foram engajamento político nem virtuosismo intelectual que fizeram sua fama. Após estrear no cinema em 1989 pelas mãos de seu pai, Philippe, em "Les Baisers de Secours", Garrel ficou conhecido por "Os Sonhadores" (2003), de Bernardo Bertolucci, como um cinéfilo hedonista disposto a jogar, ao lado da irmã, com a sexualidade de um americano. Não faltaram nudez e sexo.

    O despudor ecoou em "Ma Mère" (2004) [minha mãe], seu trabalho seguinte, em que interpretava um jovem atraído pela mãe. Nova dose de seqüências tórridas, e estava criado um sex-symbol: "Tenho uma relação particular com o cinema: gosto de ser erotizado por um filme. Não tenho amarras artísticas. Fico feliz em vir participar dessa erotização. É estimulante ser excitado por um filme, pelos objetos de desejo de atrizes e atores", diz ele à Folha, por telefone, de Paris.

    A partir do François de "Amantes Constantes" (2005), Louis Garrel se especializou em bon vivants galanteadores em quem, vez por outra, o amor dá o troco --vide o próprio "Amantes" e "Canções de Amor" (2007). A galeria de tipos eternamente à cata de novas paixões lhe rendeu comparações ao Antoine Doinel de longas de François Truffaut como Beijos Proibidos" (1968).

    "Sou um aficionado por Jean-Pierre Léaud [intérprete de Doinel]. Se puder dar às pessoas a gana de viver a vida como uma aventura que Doinel me deu, ficarei feliz", diz o ator, que já participou de 14 longas e dirigiu um curta, "Mes Copains" [meus camaradas].

    Em "A Fronteira...", Garrel encarna outro François, fotógrafo que se envolve com uma atriz casada. Quando o marido dela volta de viagem, a relação arrefece, e a mulher some -para logo rondar os pensamentos da cara-metade, que tenta virar a página pela via ortodoxa: casamento e paternidade.

    "[O personagem] É um hipersensível, como eu. Para apreciar este filme, pelo que percebi, é preciso ter essa sensibilidade de ouro", afirma. "Acho meu pai [diretor do filme] um gênio. Ele acessa o cinema a um só tempo como pintor e poeta. É inspirador."

    Cinema entediado

    A "mirada literária" do diretor Christophe Honoré sobre o cinema também lhe agrada. Eles acabam de concluir o quinto trabalho juntos --o quarto, "A Bela Junie", estréia aqui no dia 19. Dos dez mais recentes filmes do ator, só três não foram dirigidos pelo pai ou por Honoré. O que Garrel pensa dos outros realizadores?

    "Como todos na França estão um pouco entediados, acho que o cinema reflete isso. Neste momento, ele é encarado como entretenimento, o mote é divertir. Mas não é por ser comercial que um filme vai ser ruim. É preciso que se sinta uma coisa real [...] para além de a história ser boa ou ruim", diz.

    Bem menos tolerante ele é com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, mesmo sendo sua namorada (a atriz Valeria Bruni) irmã da primeira-dama: "Acho perverso da parte dele se servir do problema da imigração para chegar ao poder. É eterno esse desejo de ver alhures, de se deslocar. Mas ele encara isso como um problema --para o qual haveria uma solução: pôr para fora quem vem comer o pão dos outros".

    Longe de casa, Garrel aponta Wes Anderson ("Viagem a Darjeeling") e Judd Apatow ("Ligeiramente Grávidos") como diretores com quem trabalharia. Mas o predileto é James Gray ("Os Donos da Noite").

    Nem a exposição de sua intimidade, que poderia vir a reboque de uma carreira nos EUA, o desanima: "Se fosse para trabalhar com Gray, não ligaria em falar quanto calço", brinca.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024