• Ilustrada

    Friday, 19-Apr-2024 12:04:45 -03

    Entenda o que é Bollywood

    da Folha Online

    22/02/2009 18h32

    Bollywood é o nome dado a indústria cinematográfica indiana. Suas produções são as maiores em termos de lucros e popularidade no país.

    Os filmes são falados em hindi e fazem um grande sucesso na Ásia e em países onde existem expressivas comunidades de imigrante indianos, como Reino Unido e Estados Unidos.

    O nome Bollywood tem origem na fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde está concentrada a indústria), e de Hollywood (indústria cinematográfica americana).

    Bollywood domina 90% do mercado do gigante asiático. No país, são vendidos 3,5 bilhões de ingressos por ano (3,1 por habitante, quase sete vezes a mais per capita que no Brasil).

    Os filmes de Bollywood têm como características uma grande dose de melodrama, cenas em que os atores cantam e dançam e cenários em países estrangeiros.

    Ao contrário de "Quem Quer Ser um Milionário?", que mostra a miséria e a pobreza nas favelas de Mumbai, os filmes de Bollywood escondem essa realidade. É uma indústria que realiza produções escapistas, a fim de que o público possa sonhar com a riqueza mostrada na tela.

    As maiores estrelas dessa indústria são Amitabh Bachchan (chamado de "o homem mais famoso da Índia em "Quem Quer Ser um Milionário?"), Shahrukh Khan e Aamir Khan.

    Uma indústria dominada principalmente por homens, apenas algumas atrizes conseguem se sobressair como Madhuri Dixit e Aishwarya Ray (considerada por Julia Roberts a mulher mais bonita do mundo), que migrou para filmes hollywoodianos como "Pantera Cor-de-Rosa 2".

    Aishwarya chegou a estrelar o primeiro longa-metragem de Bollywood filmado no Brasil, intitulado "Dhoom 2".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024