Penélope Cruz ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen. Ela já havia sido indicada na categoria de melhor atriz por "Volver", de Pedro Almodóvar.
A atriz se disse emocionada e comentou que seria a primeira pessoa a desmaiar no palco ao receber a estatueta. É a primeira vez que uma intérprete espanhola ganha o prêmio.
As outras concorrentes eram Viola Davis, por "Dúvida"; Taraji P. Henson, por "O Curioso Caso de Benjamin Button"; Amy Adams, por "Dúvida"; e Marisa Tomei, por "O Lutador".
Tilda Swinton, Whoopi Goldberg, Eva Marie Saint, Goldie Hawn e Anjelica Huston apresentaram o prêmio, ao contrário das edições anteriores em que o ganhador da estatueta de melhor ator coadjuvante do ano anterior.
Cada atriz fez um comentário sobre cada indicada. Saint falou sobre Viola Davis; Anjelica Huston, sobre Penélope Cruz; Whoopi Goldberg, sobre Amy Adams --ela disse que era difícil ser freira no cinema, fazendo referência ao papel de Adams em "Dúvida" e seu papel em "Mudança de Hábito"); Goldie Hawn, sobre Taraji P. Henson, e Tilda Swinton, sobre Marisa Tomei.