• Ilustrada

    Thursday, 28-Mar-2024 13:31:31 -03

    "Watchmen" questiona o papel social dos super-heróis

    PEDRO CIRNE
    enviado especial da Folha a Los Angeles

    05/03/2009 08h10

    Mais de duas décadas depois de "Watchmen" mudar o mundo dos quadrinhos de super-heróis, a história criada pelos britânicos Alan Moore (roteiro) e Dave Gibbons (arte) estreia no cinema repetindo a pergunta feita na minissérie publicada nos Estados Unidos de 1985 a 1986: quem vigia aqueles que nos vigiam --no caso, os super-heróis?

    Divulgação
    Dr. Manhattan é vivido pelo ator Billy Crudup no longa-metragem "Watchmen", dirigido por Zack Snyder, baseado nos quadrinhos
    Dr. Manhattan é vivido pelo ator Billy Crudup no longa-metragem "Watchmen", dirigido por Zack Snyder, baseado nos quadrinhos

    A responsabilidade de transformar a icônica HQ no filme que estreia amanhã coube ao diretor Zack Snyder ("300"), que fez 43 anos no domingo.

    Não é difícil entender por que "Watchmen", a HQ, fez tanto sucesso. Além de ser muito bem escrita e ilustrada, trouxe uma visão original para o conceito de super-heróis, que surgiu em 1938 com a aparição do Super-Homem e se estabeleceu como grande gênero dos quadrinhos americanos.

    Em "Watchmen", a velha história de bem versus mal foi deixada de lado: todos os personagens têm lados bons e maus. Eram humanos --talvez até demais.

    Assim, os super-heróis criados por Moore & Gibbons têm uniformes, identidades secretas e codinomes "heroicos" (Comediante, Espectral, Coruja), mas são apresentados em ações pouco "super": brigando entre si, falhando durante o ato sexual ou mesmo realizando atos criminosos, como assassinar uma pessoa inocente a sangue-frio ou estuprar uma colega super-heroína.

    Divulgação
    Ator Patrick Wilson vive o segundo Nite Owl no filme "Watchmen", que estreia amanhã
    Ator Patrick Wilson vive o segundo Nite Owl no filme "Watchmen", que estreia amanhã

    No mundo sombrio de "Watchmen", o governo norte-americano proibiu, em 1977, a atuação de encapuzados autodenominados super-heróis, que foram forçados a se aposentar. Apenas três continuaram na ativa: o Comediante e o Dr. Manhattan, que trabalham para o governo, e Rorschach, que opera fora da lei e tem de fugir da polícia.

    A trama começa em 1985, quando o Comediante é assassinado. Rorschach decide investigar: pode ser uma vingança contra todos os super-heróis... ou pode ser algo maior.

    "A cultura pop e a cultura de super-heróis já estão definitivamente interligadas, não há nada que se possa fazer a respeito", diz o diretor, Zack Snyder. "Super-heróis já são aceitos, são icônicos. Está na hora, então, de perguntarmos: 'Por quê?'. Se você, por exemplo, é um fã do Batman, deve se questionar: 'Tudo bem sair à noite e espancar pessoas?'."

    "Esse é um filme diferente dos outros de super-heróis em todos os sentidos", afirma Snyder. "A minha esperança é que ele faça com os fãs dos filmes do gênero o que a HQ fez comigo: pensar a respeito do papel dos super-heróis."

    "Fundamentalistas"

    Divulgação
    Atriz Malin Akerman interpreta a segunda Silk Spectre no filme baseado em HQ
    Atriz Malin Akerman interpreta a segunda Silk Spectre no filme baseado em HQ

    Snyder é, assumidamente, um fã de HQs --e de "Watchmen". Para quem leu a minissérie, isso fica nítido no filme. Da maquiagem ao figurino, passando pelo enquadramento das cenas, o diretor foi zeloso em manter seu longa-metragem próximo do original.

    Há diferenças no roteiro, como diálogos cortados, a redução da presença de alguns personagens e uma significativa alteração no final. Os envolvidos no filme sabem que, por se tratar da adaptação de obra importante, a reação dos leitores será apaixonada, para o bem ou para o mal. "Fãs fundamentalistas nunca ficarão felizes", diz o ilustrador Dave Gibbons.

    Gibbons agiu como consultor de Snyder, com quem conversou durante as filmagens. "Não participei do longa. Eu fiz meu trabalho muitos e muitos anos atrás!", disse o ilustrador, em entrevista de lançamento do filme, duas semanas atrás.

    O trabalho de Moore e Gibbons, de fato, foi feito há décadas --e ainda hoje repercute. Agora é a vez de Snyder e companhia levarem essa visão crua do fantasioso mundo dos super-heróis a um público mais amplo, que provavelmente desconhece a obra original e o universo dos quadrinhos.

    O jornalista PEDRO CIRNE, editor do UOL Notícias, viajou a Los Angeles a convite da distribuidora Paramount.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024