• Ilustrada

    Thursday, 16-May-2024 17:35:46 -03

    Em "Som e Fúria", Fernando Meirelles explora conflito de diretores

    LUCIA VALENTIM RODRIGUES
    da Folha de S.Paulo

    22/06/2009 08h14

    "Som & Fúria", série da Globo dirigida por Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") que vai ao ar a partir do dia 7 de julho, expõe um conflito de diretores. Um tem o luxo de uma montagem no Teatro Municipal, mas com o cansaço dos anos vividos sob a sombra de um único sucesso.

    O outro tem liberdade artística, mas falta público e dinheiro para fazer qualquer peça que seja. Cada um, a seu modo, tem inveja do outro.

    E, como diz o ditado, a inveja mata. Pedro Paulo Rangel, o estável e veterano diretor artístico que monta pela enésima vez "Sonho de uma Noite de Verão", de William Shakespeare, vai ser a vítima atropelada.

    Felipe Camargo, de espírito livre e alma atormentada, vai assumir a direção de uma temporada de clássicos no lugar do amigo, que volta para assombrá-lo e dar conselhos.

    Tempos antes, Camargo foi um Hamlet impecável. Mas só por três dias, porque surtou durante um espetáculo e nunca mais voltou para colher os louros do sucesso.

    Agora, ele se incumbe de montar "Hamlet" novamente. No papel principal, um astro da novela das sete vivido por um Daniel de Oliveira que convence tanto como um inexperiente ator de TV quanto nos monólogos de Shakespeare --alguém se lembrou de Wagner Moura?

    Pouco dinheiro

    No teatro, menos dinheiro é sinônimo de mais criatividade, parece ser a mensagem de Meirelles. Mas isso é apenas uma pequena parcela da série, que ganhou um compacto de menos de duas horas de duração. Este filme vai ser usado para divulgar a série em festivais de televisão no mundo.

    Também há sexo, traições, homenagens a personalidades do teatro, trechos de "Hamlet", piadas sobre os bastidores das artes. E uma iguana. Na televisão, essa miscelânea pode fazer um divertido sentido.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024