• Ilustrada

    Wednesday, 24-Apr-2024 02:49:10 -03

    Historiador responsável por "The Tudors" diz que mudanças são necessárias

    MARIANNE PIEMONTE
    colaboração para a Folha de S.Paulo, em Londres

    26/10/2009 08h37

    Justin David Pollard, 41, é o historiador responsável pelos 85% que são considerados "de verdade" em "The Tudors". A série narra as histórias da corte de Henrique 8º, rei inglês famoso pela vida sexual conturbada na busca de um herdeiro homem e por mandar cortar a cabeça de Ana Bolena, sua segunda esposa.

    Formado em Cambridge, Pollard foi consultor de séries históricas da BBC e do filme "Elizabeth", protagonizado por Cate Blanchett. Desde o início de "The Tudors", conta que recebeu reclamações de outros historiadores a respeito da veracidade dos episódios contados.

    Em resposta, afirma que a série não é um documentário ou uma máquina do tempo em que se pode visitar o passado.

    "Trata-se de uma série baseada no passado. Portanto, algumas edições foram necessárias." Uma delas foi o desaparecimento de uma das irmãs de Henrique 8º e a morte do Cardeal Wolsey (descrita como suicídio) --até então o braço direito do rei, substituído por Thomas Cromwell.

    Quanto à contestada beleza do rei, interpretado na série pelo irlandês Jonathan Rhys Meyers e criticado por Hilary Mantel, Pollard diz que Henrique 8º foi um jovem bonito e atraente. Só depois do acidente que sofreu numa justa (jogo medieval de lanças a cavalo) é que ficou obeso, porque não podia se exercitar. Situação que só piorou com o tempo, pois o rei sofria de gota.

    Na época tudoriana, a Inglaterra era considerada por outros reis europeus "um remanso de bárbaros", quase um país de segunda linha.

    Com a Reforma, que fez com que a Inglaterra rompesse com Roma e criasse a Igreja Anglicana, motivada principalmente pelo desejo de Henrique 8º de anular o casamento com Catarina de Aragão e se casar com Ana Bolena, o país começou a trajetória que o consolidaria como uma superpotência no final do século 16.

    Sem o dinheiro e as terras que anteriormente pertenciam à Igreja Católica, seria inviável a construção de uma Marinha forte, fundamental nesse processo. "Muitos reis europeus, notadamente o rei da Espanha, subestimaram Henrique 8º. No entanto, foi ele quem deu a última gargalhada."

    Esse sentimento de nação menos forte ou à mingua pode ser comparado ao que vive hoje o Reino Unido diante da crise econômica.

    "Mas, sem dúvida, o que deixa os espectadores hipnotizados pela série é a vida pessoal do rei e suas seis mulheres."

    Sobre Cromwell, Pollard diz que ele foi o grande nome por trás do rompimento com Roma. "Foi ele que providenciou munição intelectual para o movimento." Para o historiador, o casamento fracassado do rei com Ana de Cleves (a quarta mulher), arranjado por Cromwell, deu motivos aos inimigos da Reforma religiosa. "Ele morreu participando de um jogo perigosíssimo, o de ser conselheiro de Henrique 8º."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024