• Ilustrada

    Friday, 19-Apr-2024 04:24:44 -03

    Aos 21, MC Flora Matos desponta como promessa do rap

    BRUNA BITTENCOURT
    da Folha de S.Paulo

    08/12/2009 09h12

    No território masculino que é o rap brasileiro, não é comum uma mulher entoando rimas. E Flora Matos aparece como um nome promissor.

    A MC de 21 anos participou de "O Jogo É Hoje" (2008), mixtape com direção musical de Ice Blue e Mano Brown (Racionais MC's), acompanhou com suas rimas os principais DJs de rap e vem se apresentando com o Instituto, banda na qual já cantou Sabotage.

    Flora foge dos agudos de Negra Li e não chega ao tom áspero de Nega Gizza. Ao vivo, impressiona pelo fôlego que emenda seus versos e pelas diferentes levadas com que canta.

    Na mixtape que acaba de lançar com a dupla de produtores Stereodubs (disponível em www.myspace.com/floramatosvsstereodubs), a MC passeia por bases de rap, dancehall e até MPB. "Minha música vai além do rap, mas ele está sempre presente", diz.

    Flora cresceu em Brasília, fazendo backing vocals para o pai, o músico Renato Matos. Com 14 anos, assistiu a um show dos Racionais. "Foi quando me envolvi com o rap."

    Começou a frequentar as batalhas de rimas cariocas, onde não é comum a presença de mulheres, "mas cheguei a ganhar uma ou outra".

    João Wainer/Folha Imagem
    Flora Matos, que lança a mixtape "Flora Matos vs Stereodubs"
    Flora Matos, que lança a mixtape "Flora Matos vs Stereodubs"

    Em outra apresentação dos Racionais, em Belo Horizonte, fez um dos shows da noite, antes do grupo. "A galera gritando, querendo que eu fosse embora antes de me ouvir. Peguei o cara mais empolgado da plateia e fiquei rimando para ele."

    As rimas de Flora renderam elogios de KL Jay, DJ dos Racionais, e um convite, dois anos depois, para gravar um remix produzido por ele.

    A MC trocou Brasília por São Paulo. Na cidade, começou a acompanhar DJs como Primo, King, além de KL Jay, com um pocket show durante suas discotecagens. Dali, emplacou uma faixa na mixtape "O Jogo É Hoje" --a única mulher da compilação-- e acabou nos palcos do Instituto. Com caminhos abertos no rap, promete seu disco solo para 2010.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024