• Ilustrada

    Thursday, 18-Apr-2024 21:07:53 -03

    Cartola é tema do terceiro volume da Coleção Folha

    da Folha de S.Paulo

    25/03/2010 10h56

    Como compositor, cantor e como figura da nossa música, Cartola é essencial. Importante na criação das escolas de samba e autor de sucessos perenes como "O Mundo é um Moinho" e "As Rosas Não Falam", é especialmente adorado pela melancolia elegante de suas canções.

    Neste domingo chega às bancas o terceiro volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, dedicado a ele.

    Ubirajara Dettmar/Folha Imagem
    O compositor, cantor e instrumentista Cartola em imagem de 1978
    O compositor, cantor e instrumentista Cartola em imagem de 1978

    O compositor nasceu no bairro do Catete e aos oito anos se mudou com a família para Laranjeiras. Mas foi o bairro de Mangueira, para onde se mudou aos onze anos, que tornou famoso em composições. Foi fundador da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e teve canções gravadas na década de 1930 por Francisco Alves e Carmen Miranda.

    Nas décadas de 1940 e 1950, desapareceu dos olhos públicos, até ser visto pelo cronista Sergio Porto quando guardava e lavava carros em uma garagem de Ipanema. A partir daí foi redescoberto, gravado por jovens cantores como Nara Leão e teve novos sucessos, como "O Sol Nascerá".

    Em 1964, abriu o restaurante Zicartola, ao lado da esposa, Dona Zica. E em 1974 lançou seu primeiro disco, pela gravadora independente Marcus Pereira. Lançaria ainda outros três até sua morte, em 1980.

    O livro de Cartola traz biografia, discografia selecionada, letras e fotos. O autor da edição é o jornalista Sérgio de Oliveira. O CD acompanhante vem com versões de "O Mundo é um Moinho", por Beth Carvalho, "Alvorada", por Clara Nunes, e "Acontece", por Paulinho da Viola, entre outras.

    A Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira é composta por 25 livros-CDs, nas bancas todos os domingos até 29 de agosto. Cada volume é dedicado a um compositor da primeira metade do século 20. A edição é de Carlos Calado e a seleção do repertório é dos autores dos volumes, especialistas nas obras dos artistas.

    Editoria de Arte

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024