• Ilustrada

    Thursday, 16-May-2024 00:03:24 -03

    Cineasta francês Claude Chabrol morre aos 80 anos

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    12/09/2010 08h02

    Claude Chabrol, um dos mais proeminentes cineastas franceses e pioneiro do estilo Nouvelle Vague que revolucionou o cinema da França, morreu neste domingo aos 80 anos, segundo a Prefeitura de Paris. As causas da morte não foram divulgadas.

    Chabrol, considerado um dos produtores-chave da cinematografia francesa, nasceu em 24 de junho de 1930. Ele foi diretor, produtor e crítico do "Cahiers du cinéma".

    Entre os filmes de Chabrol estão alguns dos mais destacados do cinema francês, como "Nas Garras do Vício", "Violette Nozière", "O Açougueiro" e "A Teia de Chocolate".

    Crítico de cinema, assim como Godard e Truffaut, da então influente revista Cahiers du Cinema, seu primeiro filme foi considerado um dos percussores da Nouvelle Vague em 1958. No ano seguinte, ele ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlim por Os Primos.

    Chabrol foi indicado duas vezes para a Palma de Ouro de Cannes, por Violette (1978) e Frango ao Vinagrete (1985).

    Em 2009, ele dirigiu "Bellamy" e suas últimas obras foram dois capítulos de "Au siècle de Maupassant: Contes et nouvelles du XIXème siècle".

    Um tema recorrente em seus filmes é a tensão entre a chamada repressão burguesa e alguma expressão de violência que se forma por baixo da superfície.

    A notícia de sua morte foi recebida com pesar pelo mundo cultural francês. "Toda vez que um diretor desaparece, um jeito particular de olhar o mundo e expressar nossa humanidade é perdido para sempre", disse a Associação de Diretores de Cinema da França, em comunicado.

    Arnd Wiegmann/Reuters
    French director Claude Chabrol gestures during news conference to present his film 'L'Ivresse du Pouvoir' (Comedy of Power') running out of competition at the 56th Berlinale International Film Festival in Berlin in this February 16, 2006 file photo. Chabrol, one of France's most eminent film directors and a pioneer of the influential New Wave style that revolutionised French cinema, died on September 12, 2010 at the age of 80, the association of film directors said. Picture taken February 16, 2006. REUTERS/Arnd Wiegmann/Files (GERMANY - Tags: ENTERTAINMENT SOCIETY HEADSHOT OBITUARY)
    Cineasta francês Claude Chabrol morreu neste domingo (12)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024