• Ilustrada

    Thursday, 28-Mar-2024 10:20:46 -03

    Museu de Madri identifica obra de Bruegel, o Velho

    DA AFP, EM MADRI

    23/09/2010 16h23

    O Museu do Prado de Madri identificou um novo quadro de Pieter Bruegel, o Velho (1525-1569), elevando assim para 41 o número de obras do pintor flamengo no mundo, anunciou nesta quinta-feira a ministra da Cultura espanhola, Angeles González Sinde.

    Veja a cobertura completa da Bienal de Artes de SP

    A identificação deste quadro, intitulado 'El vino en la fiesta de San Martín', é 'um acontecimento excepcional', declarou a ministra, lembrando que 'há apenas 40 Bruegel no mundo. Há um neste museu e este vai ser o número 41'.

    A pinacoteca madrilenha está atualmente em negociações com os proprietários espanhóis - cuja identidade não foi revelada - para comprar a tela.

    Paul White/AP
    Quadro que teve reconhecida a autoria de Pieter Bruegel, o Velho
    Quadro que teve reconhecida a autoria de Pieter Bruegel, o Velho

    O Museu do Prado ofereceu 'uma opção de compra muito vantajosa', disse González Sinde, informando que os donos 'preferem que esteja em uma coleção do Estado do que seja vendido a uma coleção privada'.

    A direção do Prado não indicou, no entanto, qual poderá ser o preço dessa aquisição, enquanto a ministra afirmou que serão feitos 'todos os esforços necessários' para que as negociações sejam finalizadas com sucesso.

    O Museu do Prado trabalha na restauração deste quadro desde fevereiro e pôde identificá-lo graças a uma radiografia que revelou fragmentos da assinatura de Bruegel 'o Velho' na parte inferior da obra.

    Esta identificação torna-se ainda mais importante ao se considerar que se trata de um dos maiores quadros conhecidos do pintor até o momento (148x270,5 cm) e no qual ele empregou uma técnica que utilizou pouco, a de usar uma emulsão de cola no lugar de óleo como base.

    O quadro, descrito pelo Prado como 'uma espécie de torre de Babel composta por bebedores', necessita de 'ao menos nove meses de restauração', disse Pilar Silva, responsável pelo departamento de pintura flamenga do Prado.

    Caso a compra seja confirmada, será o segundo quadro de Bruegel 'o Velho' na pinacoteca madrilenha, que já possui 'El triunfo de la muerte'.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024