• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 05:14:49 -03

    Peruano Mario Vargas Llosa pensou que Nobel era um trote

    DE SÃO PAULO

    07/10/2010 12h30

    O escritor peruano Mario Vargas Llosa expressou surpresa ao saber que havia recebido nesta quinta-feira o Prêmio Nobel de Literatura e até pensou que estavam lhe passando um trote quando recebeu a notícia por telefone.

    Peruano Mario Vargas Llosa vence prêmio Nobel de Literatura
    Confira as principais obras de Mario Vargas Llosa
    Veja a galeria de fotos do escritor Mario Vargas Llosa
    Novo livro de Vargas Llosa chega às livrarias em novembro
    Leia capítulo do mais recente trabalho do escritor
    Qual é o seu livro preferido de Mario Vargas Llosa? Opine

    "Acreditava que havia sido completamente esquecido pela Academia Sueca. Nem sequer sabia que o prêmio seria entregue neste mês", disse Vargas Llosa à agência sueca "TT"."A verdade é que foi uma surpresa muito grande (...) pensava que era uma brincadeira", disse Vargas Llosa, que está nos Estados Unidos, em declarações à radio peruana RPP.

    Segundo o filho do escritor, Álvaro Vargas Llosa, o pai foi informado oito minutos antes do anúncio oficial em Estocolmo e "duvidou até o último momento". "Nunca mais teremos que responder àquela maldita pergunta: por que o Nobel de Literatura nunca é entregue a Vargas Llosa?", comentou.

    Kai Försterling/Efe
    Escritor peruano Mario Vargas Llosa foi premiado com o Nobel de Literatura, anunciado nesta quinta-feira
    Escritor peruano Mario Vargas Llosa foi premiado com o Nobel de Literatura, anunciado nesta quinta-feira

    O Nobel de Literatura foi anunciado na Academia Sueca, em Estocolmo, às 8h da manhã desta quinta-feira.

    O comitê que concede o prêmio elogiou a "cartografia de estruturas de poder e suas provocantes imagens de resistência individual, revolta e derrota" do renomado romancista e candidato presidencial do Peru.

    "Vou me olhar no espelho e vou enrubescer", acrescentou o escritor quando lhe leram, de Lima, a descrição feita pelo comitê sobre sua obra. "Tenho vontade de ir caminhar porque estou meio perplexo", afirmou em meio a risadas.

    O escritor peruano declarou que deve grande parte desse prêmio à Espanha. "A Espanha é onde minha obra foi publicada, reconhecida, promovida", completou. Nascido em 1936 em Arequipa (Peru), o escritor tem também nacionalidade espanhola.

    Vargas Llosa acredita que o prêmio é um reconhecimento à literatura latinoamericana e à literatura em língua espanhola. Ele é o primeiro escritor latino-americano a vencer o Nobel de Literatura desde o mexicano Octavio Paz, em 1990.

    Com agências de notícias

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024