• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 04:36:01 -03

    Carlos Drummond será o homenageado da Flip em 2012

    FABIO VICTOR
    ENVIADO ESPECIAL A PARATY

    10/07/2011 16h29

    O poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) será o homenageado da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) do ano que vem.

    O anúncio foi feito hoje na entrevista de balanço da Flip 2011. A homenagem coincidirá com a celebração dos 110 anos de nascimento de Drummond.

    É a primeira vez que o homenageado da Flip do ano seguinte é divulgado com o evento ainda em andamento.

    A antecedência foi possível, segundo os organizadores, porque, além da efeméride e de o desejo de homenagear Drummond ser, questões relativas a direitos autorais --que podem retardar o anúncio-- já foram acertadas.

    À homenagem da Flip se somarão em 2012 vários acontecimentos para marcar a data, entre os quais o relançamento da obra do poeta mineiro pela Companhia das Letras e uma possível edição dos Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Salles.

    O curador da Flip, Manuel da Costa Pinto, contou que, ao ser convidado para o cargo, sugeriu que Drummond fosse o homenageado neste ano.

    A direção da festa então lhe disse que o poeta deveria ficar para 2012, e propôs o nome de Oswald de Andrade, que Costa Pinto afirma ter achado "ótimo".

    Em referência às pedras irregulares do centro histórico de Paraty, que dificultam a caminhada, o curador brincou que a Flip de 2012 já tem até slogan: 'Tinha Uma Pedra no Meio do Caminho', verso de um dos poemas mais famosos de Drummond.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024