• Ilustrada

    Wednesday, 24-Apr-2024 03:48:07 -03

    Biografia de Adele mapeia carreira, mas exagera nos elogios

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    18/01/2012 10h26

    Uma biografia de Adele não poderia sair em hora melhor. A inglesa é a cantora número um do mundo hoje, a maior vendedora de música no planeta em 2011, seja em CD, seja em download.

    Já lançou dois ótimos álbuns de soul, ou melhor, de novo soul, como quer a crítica. Parece ser uma garota fofa e demonstra ter surgido para reinar por muito tempo.

    Mas basta abrir "Adele", escrita pelo jornalista de celebridades Chad Newkey-Burden, para perceber que a obra no papel não faz jus ao talento inegável da estrela.

    O fato de a moça ter 23 anos e levar uma vida longe de escândalos, vá lá, pode não oferecer combustível para uma biografia quente, mas o autor piora muito as coisas.

    O texto é tão elogioso que pode enjoar. Os depoimentos de parentes e amigos transformam-na na melhor pessoa do mundo: boa filha, grande amiga e aluna nota dez.

    Apesar da verdadeira glorificação em capítulos, a vida de Adele está ali. Filha de mãe solteira, moleca fã das Spice Girls, aluna de uma prestigiosa e moderninha escola de artes e, é claro, dona de uma voz irretocável.

    Danny Moloshok/Reuters
    Biografia conta detalhes da vida e da trajetória da nova sensão da música pop, a cantora inglesa Adele
    Biografia conta detalhes da vida e da trajetória da nova sensão da música pop, a cantora inglesa Adele

    Sua trajetória é simples e direta. Grava, ganha prêmios, grava de novo e mais prêmios aparecem. Há também espaço para uns namoricos e muitas declarações dela para seus ídolos e motivadores.

    Surpreende que entre eles esteja a americana Pink. De resto, o esperado: Amy Winehouse, Aretha Franklin e Mary J. Blige. Todas ganhando um caminhão de elogios.

    Mas "Adele" não é desprezível. Quem conseguir vencer o texto ruim terá uma boa ideia da carreira da estrela. Na falta de fonte melhor, vai saciar a curiosidade da cada vez maior legião de fãs.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024