• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 09:15:19 -03

    De Niro faz paranormal em filme do diretor de "Enterrado Vivo"

    FERNANDA EZABELLA
    ENVIADA ESPECIAL A PARK CITY, UTAH

    21/01/2012 17h18

    Robert De Niro faz o chão tremer, a colher entortar e adivinha pensamentos com seu personagem paranormal do filme "Red Lights", novo trabalho do diretor espanhol Rodrigo Cortés, que teve pré-estreia na noite de sexta-feira no Sundance Film Festival.

    Cortés ficou conhecido pelo filme claustrofóbico "Enterrado Vivo", no qual Ryan Reynolds passava a maior parte do tempo num caixão. O longa foi exibido no festival em 2010 e vendido por US$ 3,2 milhões, embora não tenha ido muito bem nas bilheterias.

    Desta vez, Cortés filma dois investigadores de fenômenos paranormais, interpretados pela atriz Sigourney Weaver e o ator Cillian Murphy. Truques são desvendados através de casos ao redor do país, até a volta de Simon Silver (De Niro), um famoso psíquico cego que andou sumido por 30 anos e já teve embates com a personagem de Weaver.

    Gustavo Lopez-Mañas/Divulgação
    O ator Robert de Niro em cena de "Red Lights", de Rodrigo Cortés
    O ator Robert de Niro faz paranormal cego em cena de "Red Lights", de Rodrigo Cortés

    "Temos este grande desejo de acreditar que existe algo a mais do que o que já existe e que já é tão incrível", disse Weaver ao final da exibição, num bate-papo com o público. "Um dos motivos pelos quais Cortés fez este filme foi para perguntar: o que há dentro de nós que não está satisfeito? Por que sonhamos com esta outra realidade?"

    Cortés afirmou que fez um ano e meio de pesquisas e leu diversos livros sobre paranormais e caçadores de fraudes. No final, descobriu que ambos lados se comportam de maneira bastante parecida.

    "Eles tendem a aceitar apenas o que confirma suas teorias. Eles acreditam apenas no que é conveniente para eles", disse o diretor. "Estou mais para cético, mas estou aberto a tudo. Prefiro entender do que apenas acreditar."

    O filme custou cerca de US$ 15 milhões e foi rodado em dez semanas entre Barcelona e Toronto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024