• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 20:40:51 -03

    Corpo de Chico Anysio é cremado no Rio

    FERNANDO MAGALHÃES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

    25/03/2012 14h02

    O corpo do humorista Chico Anysio foi cremado na tarde deste domingo (25) no Rio. A cerimônia reuniu familiares e amigos do artista no Crematório da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju.

    Chico Anysio morreu na última sexta-feira (23) em consequência de uma parada cardiorrespiratória.

    As cinzas do humorista serão divididas e cada metade deve ser espalhada em uma floresta atrás do Projac e na cidade em que nasceu, Maranguape (CE). Segundo a assessoria de imprensa da TV Globo, o comediante havia deixado as instruções por escrito.

    Veja o especial de Chico Anysio
    Chico Anysio é homenageado em programação de TV
    Chico começou no rádio e entrou na Globo em 1968
    Leia a última entrevista de Chico Anysio à Folha
    Leia cronologia do humorista Chico Anysio
    Veja fotos da cerimônia de cremação de Chico Anysio
    Veja fotos do velório de Chico Anysio
    Veja fotos da carreira de Chico Anysio
    Relembre os personagens do humorista

    Durante a cerimônia, Nizo Neto, um dos filhos do artista cearense, agradeceu o carinho de Malga di Paula, viúva do humorista, por ter acompanhado seu pai durante todo o tempo em que esteve internado.

    Malga lembrou aos presentes um momento em que, doente, Anysio pediu para que ela rezasse por ele, que pedisse à São Francisco de Assis. Neste momento, um padre franciscano teria aparecido no quarto do hospital em que Anysio estava internado.

    Chico, com senso de humor, disse que São Francisco havia aparecido para ele e que teria vindo montado no cavalo de São Jorge, em referência ao santo de devoção de sua mulher.

    Diversos artistas compareceram à cremação, como o cantor Agnaldo Timóteo, o cartunista Ziraldo e o comediante Nelson Freitas.

    Emocionado, Freitas falou das homenagens ao humorista. "Foram feitas várias orações, as palavras de Malga foram lindas, foi tudo muito especial para o Chico."

    "Foi uma perda muito grande uma despedida emocionante, choramos, oramos e cantamos", disse a atriz Heloísa Périssé, ao deixar o local.

    Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho morreu na última sexta-feira (23), aos 80 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul, onde estava internado havia três meses. Ele teve uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.

    Alex Palarea/Roberto Filho/Jefferson Ribeiro/AgNews
    Ziraldo chega à cremação de Chico Anysio
    Ziraldo chega à cremação de Chico Anysio

    CARREIRA

    Um dos principais nomes do humor no Brasil, criador de inúmeros personagens e bordões célebres, o cearense Chico Anysio construiu uma carreira de mais de seis décadas como radialista, escritor e ator de teatro, cinema e televisão.

    Continuou trabalhando mesmo após o longo período de internação entre dezembro de 2010 e março de 2011, quando retirou parte do intestino grosso, fez uma angioplastia e teve sucessivos problemas cardiorrespiratórios que o deixaram em estado grave -chegou a entrar em coma por três vezes.

    Quando teve alta, em abril do ano passado, voltou a gravar o programa semanal "Zorra Total", da Rede Globo, interpretando a gaúcha Salomé.

    Chico era casado com a empresária Malga di Paula (seu sexto casamento) e teve oito filhos (um deles adotivo) --Lug de Paula, Nizo Neto, Rico Rondelli, André Lucas, Cícero Chaves, Bruno Mazzeo, Rodrigo e Vitória-- com cinco mulheres, entre elas a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, com quem teve seus caçulas.

    Era irmão da atriz Lupe Gigliotti (morta enquanto ele estava internado, em dezembro de 2010, vítima de um câncer de pulmão), do cineasta Zelito Vianna e do empresário (e seu parceiro em diversos roteiros para TV) Elano de Paula.

    Com DOUGLAS LISBOA

    Leonardo Wen - 30.jun.2009/Folhapress
    O humorista Chico Anysio em foto feita em sua casa, em São Paulo, em junho de 2009
    O humorista Chico Anysio em foto feita em sua casa, em São Paulo, em junho de 2009

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024