• Ilustrada

    Friday, 19-Apr-2024 19:53:40 -03

    Taanteatro celebra 20 anos com atmosfera surrealista

    KATIA CALSAVARA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    06/07/2012 04h32

    "Onde não há tensão, não há vida." A frase é da bailarina e coreógrafa Maura Baiocchi, 56, fundadora da Taanteatro Companhia.

    Em cartaz na galeria Olido, em São Paulo, com o espetáculo "Danças (Im)puras", a companhia comemora 20 anos de existência

    O princípio da tensão é a base do método de investigação corporal e cênico desenvolvido por Baiocchi, o chamado taanteatro (teatro coreográfico de tensões).

    "Precisamos de conflito para expressar, viver e criar, mas vamos bem além disso, com foco no corpo e suas intratensões", diz a coreógrafa, que tem três livros publicados sobre o assunto.

    Em "Danças", a ideia é deixar de lado as narrativas e focar no movimento livre de representações. "Mesmo que você vá repetir um gesto, ele nunca será o mesmo."

    Divulgação
    "Danças [Im]Puras", do grupo Taanteatro
    "Danças [Im]Puras", do grupo Taanteatro

    Os figurinos, cenários e objetos foram criados pelos artistas plásticos argentinos Roque Fraticelli e Candelária Silvestro. Cocares, pombas descabeçadas e luvas de boxe sujas de sangue colaboram para criar a atmosfera surrealista da coreografia.

    O grupo, sediado em São Lourenço da Serra, em São Paulo, é coordenado por Baiocchi e seu companheiro, Wolfgang Pannek, produtor e preparador corporal.

    Nascida no Paraná, Baiocchi começou a fazer dança e teatro aos 12 anos, em Brasília. Em 1987, estudou butô com Kazuo Ohno, no Japão, tornando-se uma das pioneiras dessa técnica no Brasil. Em 1990, trabalhou com Antunes Filho e, no ano seguinte, fundou a sua companhia Taanteatro.

    DANÇAS (IM)PURAS
    QUANDO hoje e amanhã, às 21h; dom., às 19h
    ONDE galeria Olido (av. São João, 473; tel. 0/xx/11/3397-0170)
    QUANTO grátis
    CLASSIFICAÇÃO não informada

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024