Três semanas de imersão em uma realidade ficcional. Com esta proposta, a estreante Excompanhia de Teatro criou "Eu - Negociando Sentidos", espetáculo híbrido que mistura teatro, performance e happening.
Após adicionar os personagens fictícios no Facebook, o espectador conhece a trama de um casal que está de mudança para São Paulo.
Esses avatares estão frequentemente conectados na rede social, estabelecendo contato para conversar no bate-papo e envolver cada participante individualmente no enredo.
A primeira apresentação é uma festa, em uma casa cujo endereço é relevado aos espectadores pelos personagens.
Deste momento em diante, ocorre uma experiência artística que, apesar do roteiro predefinido, permite o surgimento de dramaturgias paralelas, uma vez que o público também interage entre si, e não apenas com os atores.
Os três atos da apresentação ocorrem em quintas-feiras sequenciais.
O ineditismo da projeto está em permitir que os espectadores encontrem os personagens ao longo dessas três semanas, seja para tomar um café ou bater um papo.
E tudo isso acontece fora do espaço cênico da casa, em horários e locais a serem combinados, como em um encontro real, experiência que alavanca a peça aos extremos do que seria o naturalismo teatral utópico.
"O espetáculo surgiu da nossa necessidade em colocar a obra de arte como um espaço fértil para o encontro entre as pessoas e suas individualidades, de colocar o indivíduo dentro da obra e responsabilizá-lo por sua essência", afirma o diretor Gustavo Vaz.
A casa onde se passa o cerne do espetáculo abriga câmeras escondidas, colhendo as imagens que serão usadas para a criação de um documentário ficcional a ser lançado em 2013.
Como a performance envolve eventos paralelos que espalham os espectadores pela casa e seus arredores, o filme seria uma forma de apreender a experiência do espetáculo em sua totalidade.
"Existem cenas que acontecem longe dos olhos do público durante os encontros, e que só serão descobertas aos que assistirem a 'docuficção'. No filme, a discussão sobre o que é realidade e ficção é aprofundada, misturando ensaios, depoimentos dos atores e do público, e cenas dos encontros", conta Vaz.
Os idealizadores Gustavo Vaz e Bernardo Galegale foram convidados para participar de uma residência artística em Munique, na Alemanha, de fevereiro a março de 2013, como parte do programa Plus Brasil.
O espetáculo seguirá o mesmo conceito da montagem brasileira, mas será conduzido com atores alemães.
EU NEGOCIANDO SENTIDOS
QUANDO 15, 22 e 29 de novembro
ONDE local revelado pelo Facebook após a compra do ingresso
Bilheteria do Teatro do Centro da Terra (r. Piracuama, 19; tel. 0/xx/11/3675-1595)
QUANTO R$ 90 (vale para as três apresentações)
CLASSIFICAÇÃO 18 anos