• Ilustrada

    Wednesday, 24-Apr-2024 22:58:37 -03

    Análise: Biografia revela a Dolores Duran que existia por trás das letras

    RUY CASTRO
    COLUNISTA DA FOLHA

    05/11/2012 03h04

    Uma nova Dolores Duran (1930-1959) pode surgir de "Dolores Duran - A Noite e as Canções de uma Mulher Fascinante", sua biografia por Rodrigo Faour. É a desconstrução da Dolores mítica --a mulher talentosa, mas feia, solitária, traída, depressiva, que destilou seu abandono em canções ideais para mitigar dores de cotovelo--, fabricada nessas cinco décadas desde sua morte, de infarto, aos 29 anos, e amparada nas letras de "A Noite do Meu Bem", "Castigo", "Fim de Caso", "Ternura Antiga" e muitas mais.

    Biografia desfaz mitos sobre Dolores Duran, morta aos 29 anos
    Filha adotiva de Dolores Duran perdeu parte dos direitos autorais da mãe

    A Dolores real não correspondia a essas letras e àquela descrição. Era uma mulher alegre, inteligente e admirada, que adorava falar palavrão, usar brincos exóticos e cozinhar para os amigos. E que, longe de sofrer por paixões, era bem prática quanto a namorados: eles existiam enquanto eram novidade. Depois, ela os convertia em amigos --como os compositores João Donato, Billy Blanco e Fernando (pai de Edu) Lobo, o saxofonista Paulo Moura, os cantores Ted Moreno e, talvez de farra, Ivon Curi, e outros (como o estudante Raimundo Nonato, oito anos mais novo, para quem ela teria feito "A Noite do Meu Bem").

    Para muitos leitores, outra surpresa nesta narrativa será a descoberta da Dolores cantora, que impressionava músicos, empresários e críticos com sua afinação e versatilidade. Como a noite exigia, cantava sambas, foxes, canções francesas, boleros, baiões e até rockinhos, em ótimo inglês, francês, espanhol e italiano --línguas que aprendeu sozinha, com discos, gramáticas e seu excepcional ouvido.

    A compositora somente se revelou nos últimos dois anos, e ela mesma não se beneficiou disso --só gravou quatro de suas próprias canções. As quais, com sua morte, foram descobertas pelos outros cantores e, com isso, a autora fez esquecer a intérprete.

    O livro de Rodrigo Faour mergulha na noite carioca dos anos 50 e expõe os intestinos das boates, rádios e gravadoras, a dureza das carreiras profissionais e a riqueza de gêneros musicais então em voga. Com suas credenciais de pesquisador, já provadas, Faour cobre todo o território. A escrita excessivamente informal e airosa não faz jus ao rigor de sua apuração -da qual, mesmo assim, Dolores Duran emerge como mulher e artista excepcionais de seu tempo.

    DOLORES DURAN - A NOITE E AS CANÇÕES DE UMA MULHER FASCINANTE
    AUTOR Rodrigo Faour
    EDITORA Record
    QUANTO R$ 49,90 (560 págs.)
    LANÇAMENTO dia 8/11, às 19h, na Livraria da Travessa (av. Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon; tel. 0/xx/21/3138-9600); dia 12/11, às 18h, no teatro Eva Herz (av. Paulista, 2.073; tel.
    0/xx/11/3170-4059),
    AVALIAÇÃO ótimo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024