• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 04:33:24 -03

    Militante comunista, Niemeyer se exilou em Paris na época da ditadura militar

    DE SÃO PAULO

    05/12/2012 22h01

    Nascido no bairro de Laranjeiras, no Rio, Oscar Niemeyer se formou em arquitetura e engenharia na Escola Nacional de Belas Artes, em 1934. Em seguida, trabalhou no escritório dos arquitetos Lucio Costa e Carlos Leão, onde integrou a equipe do projeto do Ministério da Educação e Saúde.

    Arquiteto Oscar Niemeyer morre aos 104 anos
    Niemeyer deixa projetos no papel e obras em execução
    Romance de Niemeyer tem sonhador como protagonista; leia trecho
    Oscar Niemeyer foi primeiro sucessor de Aleijadinho no Brasil
    "A vida é mais importante do que a arquitetura", escreveu Oscar Niemeyer
    Maior artista do país, Niemeyer fez a arquitetura brasileira ser pop
    Obras públicas e prêmios marcaram carreira de Niemeyer; veja cronologia

    Por indicação de Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, Niemeyer projetou no início da década de 1940 o conjunto arquitetônico da Pampulha, um de seus projetos mais conhecidos no Brasil.

    Em 1945, o arquiteto ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), entrando em contato com Luiz Carlos Prestes e outros políticos de inclinação esquerdista. Ao longo das décadas, travou amizades com diversos líderes comunistas e socialistas ao redor do planeta, viajando constantemente à extinta União Soviética e a Cuba.

    Editoria de Arte

    Durante os anos 1950, Niemeyer projetou obras como o edifício Copan e o parque Ibirapuera, ambos em São Paulo, além de comandar o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Novacap, responsável pela construção de Brasília.

    Ao lado de Lucio Costa, Nieyemer ajudou a dar forma à nova capital, concebendo alguns dos mais destacados edifícios da cidade, como o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional.

    Inaugurada em abril de 1960, Brasília representa um dos projetos mais emblemáticos da carreira do arquiteto, que transformou a paisagem natural do Brasil central em um dos marcos da arquitetura moderna.

    Editoria de Arte

    Com o golpe militar de 1964, Niemeyer encontrou dificuldades em emplacar a maioria de seus projetos no Brasil, motivo que o levou a fixar residência em Paris, onde o Louvre apresentou uma exposição de suas obras.

    Estabelecido na Europa, o arquiteto desenvolveu obras para clientes em diferentes cantos do mundo, deixando sua marca em países como Argélia, Itália e Portugal antes de retornar ao Brasil no início dos anos 1980.

    Em 1988, Niemeyer se tornou o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker --o segundo foi Paulo Mendes da Rocha. No mesmo ano, cria o projeto do Memorial da América Latina, em São Paulo.

    Algumas de suas obras mais importantes foram desenvolvidas ao longo das décadas seguintes. Entre elas se destacam o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio, o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o Auditório Ibirapuera, dentro do parque, em São Paulo.

    Ao completar 100 anos em 2007, o arquiteto foi homenageado por diversas autoridades no mundo inteiro, recebeu do governo francês o título de Comendador da Ordem Nacional da Legião de Honra, além da Ordem da Amizade, concedida pelo governo russo.

    Na ocasião, dezenas de exposições retomaram o legado de Niemeyer dentro e fora do Brasil. Dois anos mais tarde, na Venezuela, a maior mostra já feita sobre o arquiteto é organizada, traçando uma retrospectiva completa de sua carreira.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024