• Ilustrada

    Friday, 19-Apr-2024 19:45:14 -03

    "Orgulho e Preconceito", romance de Jane Austen, completa 200 anos

    DE SÃO PAULO

    28/01/2013 15h39

    Os fãs da escritora britânica Jane Austen ao redor do mundo celebram os 200 anos de "Orgulho e Preconceito", romance que foi publicado pela primeira vez no dia 28 de janeiro de 1813.

    Em "Orgulho e Preconceito", Fitzwilliam Darcy tem pouco para ser um herói romântico, mas o seu amor por Elizabeth Bennet vai transformá-lo no tipo de homem com o qual muitas gerações de mulheres sonhariam.

    O cenário é a sociedade inglesa do início do século 19 e o romance teve inúmeras adaptações para a televisão e o cinema.

    "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa." A primeira frase de "Orgulho e Preconceito" tornou-se famosa e lança o mote para todo o romance, que narra a preocupação dos Bennet em casar as cinco filhas.

    Darcy, com as suas "dez mil libras por ano", parece ser o sonho de qualquer mãe, mas a sua arrogância e frieza, rapidamente o afastam dessa lista. A primeira impressão que Elizabeth tem dele é negativa e as falsas histórias que o charmoso Wickham lhe conta, confirmam seus preconceitos.

    "Acho que todas as mulheres estão à procura de seu Darcy", disse, em entrevista, a atriz Keira Knightley, que interpretou Elizabeth Bennet no cinema.

    Jane Austen morreu em 1817, sem o devido reconhecimento. Por "Orgulho e Preconceito" recebeu apenas 110 libras do seu editor, Thomas Egerton, que só nas primeiras duas edições ganhou quatro vezes mais.

    Desde então, estima-se que já tenham sido vendidas mais de 20 milhões de cópias do romance.

    Creative Commons
    A escritora britânica Jane Austen (1775-1817)
    A escritora britânica Jane Austen (1775-1817)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024