• Ilustrada

    Friday, 29-Mar-2024 09:39:47 -03

    Crítica: 'Uma História de Amor e Fúria' projeta futuro sombrio para o Brasil

    SÉRGIO RIZZO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    05/04/2013 03h27

    Quatro longas de animação entraram no ranking das dez maiores bilheterias de cinema no Brasil em 2012: "A Era do Gelo 4", "Madagascar 3: Os Procurados", "Alvin e os Esquilos 3" e "Valente".

    Chegará o dia em que a produção nacional disputará espaço nesse suculento filão de mercado? Se chegar, é provável que "Uma História de Amor e Fúria" venha a ser lembrado como um precursor.

    Realizado por uma jovem equipe de animadores, o filme nasceu, segundo o diretor e roteirista Luiz Bolognesi, da proposta de usar estética próxima à das "graphic novels".

    Divulgação
    Filme de Luiz Bolognesi vai a um Rio sombrio em 2096
    Filme de Luiz Bolognesi vai a um Rio sombrio em 2096

    Ainda que atinja também adolescentes (classificação 12 anos), o público-alvo são jovens e adultos interessados numa abordagem pop (e provocadora) da história do país.

    Quatro episódios estruturam o longa: três deles recriam eventos que ajudam a entender o presente. "Viver sem conhecer o passado é como andar no escuro", alerta o protagonista (voz de Selton Mello).

    Criado a partir de elementos da mitologia indígena, esse personagem fantástico participa de um combate entre índios das etnias tupinambá e tupiniquim, antes da chegada dos europeus.

    Depois, saltos no tempo levam-no à Balaiada, em 1838, no Maranhão, e também ao final dos anos 1960, quando militantes de esquerda combatiam a ditadura militar.

    Prevalece uma leitura alternativa à da historiografia oficial a serviço do poder. Nada de Duque de Caxias: os heróis são outros combatentes.

    É no quarto episódio, ambientado no Rio de 2096, que o filme mais ousa e incomoda ao imaginar um futuro sombrio. Que tal uma cidade sob o controle de milícias, dividida entre os que têm acesso à água potável e os "sem-água", e um presidente evangélico? Irado, mano.

    UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA
    DIREÇÃO Luiz Bolognesi
    PRODUÇÃO Brasil, 2012
    ONDE Jardim Sul UCI 2 e circuito
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024