• Ilustrada

    Friday, 19-Apr-2024 04:45:53 -03

    Ícone do Baixo Augusta, Studio SP fecha as portas depois de oito anos

    DE SÃO PAULO

    11/04/2013 18h32

    Os sócios da casa de shows Studio SP, que funcionou de 2005 a 2007 na Vila Madalena e, desde 2008, na rua Augusta, decidiram encerrar as atividades da casa.

    Veja os últimos shows do Studio SP, que vai fechar em abril

    O Studio SP, fundado pelos produtores culturais Alexandre Youssef, Maurizio Longobardi e Guga Stroeter, não funcionará mais a partir de maio.

    Segundo Youssef, a "grave e nociva especulação imobiliária" da região, além de outros projetos com os quais os sócios da casa já estão envolvidos, impulsionaram o encerramento do projeto.

    Informe-se sobre o Studio SP

    "O nível de dedicação que o Studio SP necessita acaba sendo muito grande. Decidimos aproveitar o momento pulsante da casa para terminar de forma bacana essa história que teve muita importância para a nova geração da música", diz Youssef. "É uma decisão difícil porque trata-se de um filho para nós."

    Por questões de segurança, a casa chegou a fechar as portas em janeiro, na semana em que um incêndio matou centenas de pessoas na boate Kiss, em Santa Maria (RS).

    Ao longo dos oito anos de funcionamento, passaram pela casa de shows nomes da nova cena musical brasileira como Criolo, Céu, Otto, Tulipa Ruiz e Vanguart, entre outros, totalizando cerca de 2.500 apresentações. O Studio SP também trouxe atrações internacionais, como Peter Bjorn and John, Bright Eyes e Camera Obscura.

    O sócio da casa também destaca a falta de apoio público durante os oito anos em que a casa esteve aberta. Embora ressalte que o Studio SP seja 100% independente, mantido sem dinheiro público ou incentivos fiscais, Youssef reclama das gestões municipais anteriores, que nunca priorizaram o diálogo com a noite paulistana e a economia criativa.

    Youssef, que foi candidato a deputado federal pelo PV em 2010, diz que não pretende dedicar-se mais à política. Além de outros projetos, passará a ser consultor de conteúdo do programa "Esquenta!" da Rede Globo.

    O Studio SP permanecerá aberto durante o mês de abril e deve fazer uma "noite de despedida" no final do mês.

    O Studio RJ, no Rio de Janeiro, empresa distinta do Studio SP, continuará funcionando normalmente, assim como o Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, bloco de carnaval cuja sede era no Studio SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024