• Ilustrada

    Wednesday, 24-Apr-2024 00:08:04 -03

    Curta de produtora mineira vai ter exibição em Cannes

    DE SÃO PAULO

    27/04/2013 03h29

    Tudo começou em 2009, com três amigos mineiros e um tubarão de plástico. Dessa mistura, e com praticamente nenhum dinheiro, nasceu o curta "Filme de Sábado", o primeiro trabalho da produtora Filmes de Plástico.

    Agora, com mais um mineiro somado ao grupo, chegaram mais longe do que poderiam imaginar. No começo de maio embarcam para o mais importante festival de cinema do mundo.

    O novo curta da produtora, "Pouco Mais de um Mês", de André Novais Oliveira, foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, que vai de 15 a 26 de maio. O trabalho da Filmes de Plástico e o curta "Pátio", de Aly Muritiba, são, até agora, os únicos representantes do Brasil no festival francês.

    Divulgação
    André Oliveira e Élida Silpe, namorados na realidade e no curta
    André Oliveira e Élida Silpe, namorados na realidade e no curta

    Em "Pouco Mais de um Mês", André, 28, além de escrever e dirigir, também interpreta um personagem chamado André. A namorada dele, Élida Silpe, vive uma mulher chamada Élida. A partir da relação dos dois, o curta retrata a insegurança de um casal em início de relacionamento.

    "A situação do casal do curta é ficcional, mas gosto de trabalhar com esses elementos reais para dar naturalidade às histórias ", diz André.

    O curta foi filmado num único dia, no apartamento de Élida. O custo total da produção foi quase R$ 7 mil, tudo bancado pelos quatro sócios.

    Tem sido quase sempre assim desde que André e outros dois amigos, Gabriel Martins e Maurílio Martins, resolveram montar uma produtora de cinema em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Em 2012 juntou-se a eles outro amigo, Thiago Macêdo Correia.

    "Filme de Sábado", o primeiro da turma, foi filmado na casa da Gabriel. Conta a história de um garoto que, num dia de tédio, resolve "construir" uma praia em seu quintal. O tubarão de plástico, um dos elementos do curta, acabou virando o símbolo da produtora.

    A Filmes de Plástico já lançou oito curtas. Quase todos podem ser vistos pelo site www.filmesdeplastico.com.br. (MARCO RODRIGO ALMEIDA)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024