• Ilustrada

    Thursday, 28-Mar-2024 12:52:55 -03

    Estátua de 2 metros de Bruce Lee é inaugurada em Chinatown, em Los Angeles

    DE SÃO PAULO

    18/06/2013 16h19

    O astro de filmes de artes marciais Bruce Lee (1940-1973) ganhou uma homenagem em Chinatown, bairro que é reduto chinês em Los Angeles, nos Estados Unidos: uma estátua de 2 metros de altura que o retrata em ação.

    A estátua foi inaugurada no sábado (15), diante de um público de milhares de pessoas na região de Central Plaza, segundo informações do jornal "Los Angeles Times".

    A filha de Lee, Shannon, disse que a estátua, que foi criada por um artista de Guangzhou, na China, é a primeira de uma série de homenagens ao seu pai nos Estados Unidos.

    Robyn Beck/AFP
    Estátua de 2 metros de Bruce Lee em Chinatown, nos Estados Unidos
    Estátua de 2 metros de Bruce Lee em Chinatown, nos Estados Unidos

    Sua inauguração acontece próxima ao aniversário de 40 anos da morte de Lee, ocorrida em 20 de junho de 1973. Ela serve também para celebrar os 75 anos do bairro de Chinatown.

    A escultura foi doada pela Fundação Bruce Lee, grupo sem fins lucrativos criado para difundir o legado de Bruce Lee.

    Mesmo assim, ela ainda não foi permanentemente instalada, e os responsáveis pela instituição pretendem levantar US$ 150 mil em doações, para que ela possa ser fixada numa base de concreto.

    Nascido em São Francisco, na Califórnia, filho de pais de Hong Kong, Bruce Lee se mudou para Los Angeles na década de 1960 e alcançou o estrelato ao obter o papel de Kato, na série de TV "The Green Hornet".

    Depois, teve uma curta e meteórica carreira no cinema, com filmes como "Operação Dragão", sempre explorando seu talento nas artes marciais. Sua morte precoce, aos 32 anos, decorrente de um edema cerebral, o tornou um símbolo dos filmes do gênero para sempre.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024