• Ilustrada

    Wednesday, 24-Apr-2024 12:10:21 -03

    Peça inédita 'Eleutheria' traz lado obscuro de Samuel Beckett

    GABRIELA MELLÃO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    15/07/2013 03h52

    Um Samuel Beckett excessivo. E desconhecido. "Eleutheria", peça inédita apresentada no país por alunos da Escola de Arte Dramática (EAD) sob direção de Isabel Teixeira, revela uma faceta obscura do autor irlandês que revolucionou a linguagem teatral do século 20 e morreu em 1989.

    Na obra, não há sinal do minimalismo exacerbado que norteia a linguagem beckettiana.

    O dramaturgo, romancista e poeta surpreende ao construir uma superprodução composta por 18 personagens, flertando com o vaudeville e o melodrama. Na íntegra, a obra possui três atos e uma duração de mais de três horas, mas a versão apresentada, enxuta, dura 1h50.

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    O ator Lucas Brandão em cena da peça inédita 'Eleutheria'
    O ator Lucas Brandão em cena da peça inédita 'Eleutheria'

    "Beckett lutou muito para criar uma linguagem própria. 'Eleutheria' é um corpo estranho em seu universo", fala Isabel, que encontrou a obra em francês e trabalhou por 14 anos em sua tradução.

    A trama gira em torno da decisão do protagonista Victor Krap de se eximir de ser, de agir. "Ele é filho de família pequena burguesa. Poderia fazer faculdade e casar com sua noiva, mas resolve prezar pela liberdade de não fazer nada", explica a diretora.

    O conflito já revela a semente do vácuo dramatúrgico que aparece em "Esperando Godot", obra-prima do autor, e determina, de forma geral, suas obras posteriores.

    "Eleutheria" (liberdade, em grego) só veio a público quase meio século após sua criação. Escrita em francês em 1947, foi engavetada por Beckett e virou vítima de uma batalha judicial entre os editores franceses e americanos do autor --a encenação em circuito comercial ainda é proibida.

    Com a montagem, a EAD repete um feito ocorrido há 58 anos: introduzir um Beckett inédito no país. Em 1955, a universidade montou pela primeira vez no Brasil "Esperando Godot".

    ELEUTHERIA
    QUANDO qui. a sáb., às 19:30h; dom., às 18:30h; até 21/7
    ONDE Teatro Laboratório ECA - Sala Alfredo Mesquita (r. da Reitoria, 215, Butantã; tel. 0/xx/11/3091-4376)
    QUANTO grátis
    CLASSIFICAÇÃO 16 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024