• Ilustrada

    Friday, 26-Apr-2024 12:12:54 -03

    Crítica: Toninho Ferragutti e Marco Pereira unem lirismo e swing

    SIDNEY MOLINA
    CRÍTICO DA FOLHA

    15/07/2013 03h18

    O lugar ainda não está aconchegante. Falta um café e, principalmente, o estacionamento, já que os mais próximos --geralmente abertos quando há ópera no Theatro Municipal-- fechavam entre as 21h e as 22h na última quarta-feira (17).

    Mas a bela Sala do Conservatório, na recém inaugurada Praça das Artes, tem tudo para se tornar um espaço importante em uma cidade que ainda carece de locais acusticamente adequados para a apresentação de solistas e pequenas formações.

    Já funcionam nela duas séries (ambas concebidas por John Neschling, diretor artístico do Theatro Municipal): um ciclo de quartetos de Beethoven à cargo do Quarteto de Cordas da Cidade (às quintas-feiras), e uma temporada de música instrumental brasileira (às quartas-feiras).

    Andrea Costa/Divulgação
    O violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti fazem apresentação em SP
    O violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti fazem apresentação em SP

    Inaugurada no início deste mês, a série instrumental apresentou nesta semana o show do violonista Marco Pereira com o acordeonista Toninho Ferragutti.

    Mais do que um encontro fortuito, trata-se de um trabalho amarrado com swing e lirismo pelos dois virtuoses.

    Pereira --que foi aluno no velho Conservatório Dramático, na turma do pioneiro professor uruguaio Isaías Sávio (1900-77)-- é um dos que têm levado o violão brasileiro para o mundo.

    Muitas de suas composições estão editadas no exterior, e fazem parte do repertório de eminentes concertistas.

    "Amigo Léo" (de Pereira), abriu o programa --após citação do "Prelúdio n.3", de Villa-Lobos (1887-1959)--, seguida pela bela "Flamenta" (de Ferragutti), com sua nota dó repetida, singela, a contornar memórias caipiras.

    Se a execução de Marco integra a mão direita de Baden Powell (1937-2000) à improvisação nervosa do bebop, Toninho parece somar as tradições sulistas e nordestinas do acordeão ao cool jazz de Miles Davis (1926-91).

    Seu instrumento é a ressonância certa para os ataques rítmicos do violão, e sua expressividade dialoga com cada timbre e cada articulação do parceiro.

    Nostálgicas e virtuosísticas, as valsas são a intersecção do gosto dos dois, que reúnem controle e risco na medida certa --a da poesia.

    INSTRUMENTAL NO CONSERVATÓRIO
    AVALIAÇÃO ótimo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024