• Ilustrada

    Wednesday, 24-Apr-2024 19:53:36 -03

    'Perdi um amigo e um parceiro', diz Chico sobre Dominguinhos; veja repercussão

    DE SÃO PAULO

    23/07/2013 20h30

    A morte do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos nesta terça-feira (23) em São Paulo, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas, repercutiu no meio artístico, com diversos nomes célebres lamentando a perda do músico.

    Dominguinhos lutava contra um câncer no pulmão há seis anos. Ele havia sido internado em 17 de dezembro no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana, com um quadro de arritmia cardíaca e infecção respiratória. Em janeiro, foi transferido para São Paulo a pedido da família.

    Morre o cantor, compositor e sanfoneiro Dominguinhos aos 72 anos
    Dominguinhos foi sucessor direto de Luiz Gonzaga

    "Perdi um amigo e um parceiro querido", afirmou o cantor Chico Buarque à Folha, por meio de sua assessoria de imprensa.

    Já o músico Chico César ressaltou à Folha a "lacuna" deixada por Dominguinhos.

    "É uma grande perda para a música brasileira, para a música nordestina. Agora, com a morte dele, fica uma lacuna na música", disse.

    "Do ponto de vista humano, é uma pena também. Ele era quase um buda, sempre passando aquela imagem tranquila, serena, sempre amoroso com todo mundo. A gente vinha percebendo que ele sofria há muito tempo, né. Então talvez ele tenha partido no seu momento certo. Mas, ainda assim, é uma pena", completou.

    Leia abaixo o que disseram outros artistas e personalidades:

    *

    "Tive uma experiência longa e muito rica com Dominguinhos. Desde meu primeiro disco ele participou, tocou sanfona. Se apresentou muito tempo comigo, fez parte da minha banda, viajava comigo. Ele foi um parceiro, um grande amigo. Foi uma referência extraordinária, o maior sanfoneiro que esse país já teve. Ele tinha uma experiência fascinante como artista e deixa uma obra belíssima, uma das obras mais importantes do Brasil, sem perder seu pé no Nordeste. É uma perda muito grande, porque é um artista aqui do Nordeste que amava sua terra, que viajava o Nordeste de ponta a ponta de carro, se apresentando. Mas, ao mesmo tempo, é um alivio, porque ele vinha sofrendo muito."
    FAGNER, cantor

    "Os músicos nordestinos respeitam o Dominguinhos como os músicos de bossa nova respeitam o Tom Jobim. Dominguinhos, além de ter revolucionado seu gênero musical, ainda era um sujeito muito generoso."
    CARLOS MARCELO, autor do livro "O Fole Roncou", sobre a história da música nordestina

    "Eu conhecia o Dominguinhos, é uma flor de pessoa. Uma curiosidade é que duas ou três vezes eu cantei junto com ele a música 'Baião'. Claro que cantar ao lado de Dominguinhos era uma moleza, você não desafina, vai seguindo ele. Ao meu ver, ele era mais complexo que o Luiz Gonzaga, foi mais além. Ele cantou uma música em 2002 para minha campanha e cantou para a campanha do Fernando Henrique também. A contribuição para a campanha do Fernando Henrique foi imensa. O FHC ganhou [a eleição], então sempre fica mais associado a ele. Foi um papel importante na época, até para elevar o astral da campanha, a música tinha letra do bem. [Serra canta o jingle "nas minhas mãos, nas tuas mãos, nas mãos da gente (...) Fernando Henrique presidente!"] Por mais nacional que fosse, ele era a cara da música tradicional do Nordeste."
    JOSÉ SERRA, político

    "Perdemos Dominguinhos. Um dos mais talentosos músicos populares que o Brasil já teve, ilustre representante da cultura do Nordeste. Soube manter o legado de Luiz Gonzaga, do qual foi o principal herdeiro, e também construir um caminho próprio, dos mais belos, tornando a sua contribuição inestimável."
    MARTA SUPLICY, ministra da Cultura, em nota

    "A música do Brasil está de luto. Ele foi um cara que me ensinou tanta coisa, foi tão generoso de coração. Tive uma experiência maravilhosa com ele, gravamos dois CDs juntos e um DVD e fizemos alguns shows. Eu o conheci quando eu tinha 15 anos, aqui em Porto Alegre, tocando com o Renato Borghetti e com o Luiz Carlos Borges. E agora nós estamos a caminho de outro show juntos, que vamos então dedicar ao Dominguinhos. Conviver com ele foi uma experiência espetacular. Mudou muito minha percepção da música. Ele foi um sanfoneiro ímpar no país, não tem como substituir esse músico. Foi um mestre, estou acabado."
    YAMANDU COSTA, instrumentista

    "Posso dizer que eu conheci o Brasil a partir do projeto idealizado pelo Dominguinhos, chamado Asa Branca, do que qual tive a honra de participar. Ele dizia assim: "nossa, como você tem dedos rápidos no instrumento. Mas olha, quando tu for mais velho, vai ver que uma nota bem colocada vale por muitas. Para todos os tocadores de sanfona, ou gaita (como chamam aqui no Sul), para todos os acordeonistas, o Dominguinhos era o maior nome. Ele manteve seu lado regionalista com um refinamento fora do comum. Ele tinha uma excelência fazendo uma música da terra, com um refinamento que passava pela composição, melodia e pelos arranjos. Era um compositor magnífico."
    RENATO BORGHETTI, acordeonista

    "Ele deixou um legado muito importante para a música popular nordestina. Era um grande amigo, meu conselheiro. Ele, generoso que era, ensinou a muitos músicos como reconhecer a administrar o dom da música, sempre com humildade e generosidade. A sanfona no Brasil tem uma trindade sagrada: Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos."
    OSWALDINHO DO ACORDEON, músico

    "Eu queria pedir rapidamente que nosso pensamento se elevasse a Deus, pedindo pelo sufrágio da alma de nosso querido mestre, meu queridíssimo irmão e grande amigo Dominguinhos, que agora descansa nos braços de Deus."
    ELBA RAMALHO, cantora, em show em Aparecida (SP)

    "O Dominguinhos foi uma cria de muito talento do Luiz Gonzaga, e que, de certa maneira, no instrumento deles, o acordeon, ia além do Gonzaga. Tinha mais recursos. O Gonzaga era mais criador; o Dominguinhos, mais virtuoso, requintado. Mas esse tipo de música que eles fizeram, que o Dominguinhos fez inclusive em parceria com gente mais jovem, não tem continuadores, porque agora essa música está ligada à evolução do instrumental eletroeletrônico. Ele foi um grande instrumentista de um gênero de música popular que está vendo desaparecer seus últimos representantes."
    JOSÉ RAMOS TINHORÃO, pesquisador musical

    "Dominguinhos expressou como ninguém a alma nordestina. Suas canções e sua criatividade genial constituem para sempre parte fundamental da cultura brasileira. Em nome do povo de Pernambuco, do meu próprio e da minha família, quero manifestar o meu pesar e a minha solidariedade à família e aos amigos deste grande brasileiro."
    EDUARDO CAMPOS, governador de Pernambuco, em nota oficial. Ele também declarou luto de três dias no Estado pela morte do músico.

    "Vá em paz, Dominguinhos. Sentirei saudade do seu sorriso, mas você é maravilhoso e nos deixou a sua música."
    IVETE SANGALO, cantora, no Instagram

    "Mestre, agora a gente que chora."
    KARINA BUHR, cantora, no Twitter

    "Mestre Dominguinhos, que Deus te receba num cantinho mais especial do Céu!"
    FRANK AGUIAR, músico, no Instagram

    "Que Dominguinhos tenha o amor e a paz na mesma proporção da beleza e paz que suas canções nos proporcionam. Muito amor sempre."
    VANESSA DA MATA, cantora, no Twitter

    "Meus sentimentos aos familiares e amigos do Dominguinhos, que faleceu aos 72 anos no início desta noite em São Paulo. O cantor e compositor pernambucano foi embaixador da cultura nordestina em nosso Estado, divulgando o forró e o baião nos palcos paulistas."
    GERALDO ALCKMIN, governador de São Paulo, no Twitter

    "Muito amor onde você estiver, grande Dominguinhos!"
    ROBERTA CAMPOS, cantora, no Instagram

    "Estou com o coração apertado pela morte do amado Dominguinhos. Uma das melhores pessoas que eu já conheci e um artista extraordinário."
    DANIELA MERCURY, cantora, no Twitter

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024