• Ilustrada

    Friday, 29-Mar-2024 09:06:57 -03

    Museu do Ipiranga é fechado às pressas; veja fotos

    DE SÃO PAULO

    04/08/2013 18h09

    O Museu do Ipiranga (Museu Paulista da USP) fechou repentinamente suas portas neste fim de semana.

    Segundo comunicado da diretoria do museu, divulgado neste domingo (4), o projeto de reforma do edifício, construído no final do século 19, já previa fechamento parcial ou total do museu para obras. Vistorias técnicas feitas na sexta (2) indicaram uma "aceleração no calendário previsto para fechamento".

    O comunicado sobre o fechamento tem a data de sábado (3), mas só foi distribuído do domingo, " por problemas no sistema [de internet]", segundo a assessoria de imprensa da USP.

    Havia um recital de música programado para hoje, às 16h, no museu. O cancelamento da apresentação, assim como o fechamento do museu, estão avisados no site e na página do facebook do museu.

    A assessoria de imprensa da USP, responsável pelo museu, disse que cartazes e funcionários avisavam os visitantes que chegavam o museu durante este final de semana.

    Questionada pela reportagem, a assessoria disse não ter informações exatas sobre as condições que levaram ao fechamento imediato. Há tempos o museu está em estado de deterioração. Em dezembro de 2012, reportagem da Folha mostrou vários problemas de infraestrutura e conservação.

    Em maio deste ano, a USP anunciou investimentos de R$ 21 milhões para as obras de restauro.

    O Museu do Ipiranga foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 e faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. O acervo é composto por objetos e obras de arte com importância histórica, como um dos quadros mais conhecidos do acervo, "Independência ou Morte", pintura de 1888 de Pedro Américo

    Leia abaixo comunicado sobre fechamento do Museu Paulista:

    "A USP vem há tempos fazendo diagnósticos e projetos sobre o restauro e readequação do edifício do Museu Paulista, datado de 1893, parte do complexo histórico do Ipiranga, afeto à Universidade.

    Em razão de ter sido edificado no século XIX, com técnicas construtivas pouco conhecidas na atualidade, são demandados diagnósticos e projetos de alta especialização. É necessário e comum que museus instalados em prédios históricos fechem parcial ou totalmente para restauros e modernizações. O Museu Paulista não foge a tal regra e possui previsão de fechamento de salas, de um lado para facilitar diagnósticos, projetos, licitações e intervenções; e, de outro, para garantir a incolumidade dos visitantes e servidores, bem como a proteção física do acervo.

    Vistorias técnicas encerradas em 2 de agosto indicaram uma aceleração no calendário previsto para fechamento, que se efetiva no dia de hoje.

    A Universidade de São Paulo está tomando todas as providências com relação ao Museu Paulista para sua plena recuperação, restauro e readequação, e emitirá notas sobre o desenvolvimento de tais trabalhos, assim como sua progressiva reabertura.

    São Paulo, 3 de agosto de 2013.

    Sheila Walbe Ornstein
    Diretora do Museu Paulista
    Antonio Marcos de Aguirra Massola
    Superintendente do Espaço Físico"

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024