• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 09:13:49 -03

    Conheça as ruas e bairros de Londres que inspiraram a Rock Street

    STEFANIE SILVEIRA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LONDRES

    12/09/2013 19h52

    A partir desta sexta-feira (13/9), quem passar pelo Rock in Rio vai encontrar a réplica de um dos solos mais férteis para o rock'n roll até hoje.

    A Rock Street deste ano é inspirada no bairro londrino de Camden Town e vai conjugar nos seus 150 metros de extensão atrações musicais que remetem à produção inglesa, além de serviços como bares e restaurantes.

    As construções erguidas no local imitam os pubs de Londres e da Irlanda. No alto de uma delas, a banda All You Need Is Love, cover de Beatles, promete um rooftop concert digno de fazer as pessoas pararem na rua como em janeiro de 1969.

    Apesar de culturalmente efervescente, Camden foi morada de poucas grandes figuras da música --os maiores exemplos são Amy Winehouse e Morrisey-- quando comparada à rua do rock de Londres, a Denmark Street.

    Divulgação
    Imagem da Rock Street, rua temática do Rock in Rio deste ano, localizada a 150 metros da área de shows do festival
    Imagem da Rock Street, rua temática do Rock in Rio deste ano, localizada a 150 metros da área de shows do festival

    O Reino Unido é cenário do surgimento de algumas das maiores referências mundiais da música: Led Zeppelin, The Beatles, Rolling Stones, The Clash, The Who, Queen, Pink Floyd, Sex Pistols, The Kinks, The Smiths, Black Sabbath, Iron Maiden, David Bowie, Deep Purple, entre muitos outros.

    Mas a Denmark Street exala a história dos momentos mais produtivos para a música, pintura, fotografia e arte em geral nos anos 1960. Para o jornalista de música Keith Altham, a rua era palco da emergência de cultura que ocorria na capital inglesa naquela década.

    Altham, que já foi agente de nomes como Jimi Hendrix, Stones e The Who, diz acreditar que aquele foi um momento único na história que reuniu a contracultura, o surgimento dos clubs e a explosão artística. "Todo mundo tinha que vir para Londres nos anos 1960. Quem quisesse estourar precisava estar aqui."

    MEMÓRIA

    Alguns dos principais prédios da rua abrigaram lugares como o estúdio onde os Rolling Stones gravaram seu primeiro álbum na companhia de Phil Spector e Gene Pitney. No mesmo lugar, o Black Sabbath gravou o clássico "Black Night". O punk dos Sex Pistols fez morada também por ali, num apartamento onde eles viviam e ensaiavam.

    Uma das várias lojas de instrumentos musicais da Denmark abriu espaço para que Jimi Hendrix demonstrasse sua guitarra e conseguisse vendê-la. Do outro lado da rua, ficava a loja Mills Music, onde Elton John trabalhava e compôs, num intervalo de almoço no telhado, a famosa "Your Song".

    Nos prédios vizinhos, Stom Thorgason desenhou as capas dos álbuns do Pink Floyd. Conta-se também que foi na vivência deste ambiente que David Bowie teve inspiração para criar "Ziggy Stardust".

    A história da pequena rua começa em 1930, quando ela abrigava grande parte das gravadoras e da imprensa musical londrina.

    Passaram por lá as publicações "Melody Maker" e "New Musical Express". A partir daí, a Denmark começou a atrair compositores e músicos iniciantes.

    Depois da Segunda Guerra, tornou-se barata e atrativa para pequenos estúdios de gravação e ensaio. Ainda hoje o local recebe os músicos em começo de carreira atrás dos instrumentos e histórias que correm por lá, afinal, foi neste lugar que George Harrison, Pete Townsend e Bob Dylan compraram suas primeiras guitarras.

    A jornalista STEFANIE SILVEIRA viajou a convite do Consulado Britânico, após ser uma das selecionadas no Desafio GREAT

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024