• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 07:11:38 -03

    Música pop mostra a cara barbada da nova androginia

    FERNANDA MENA
    DE SÃO PAULO

    14/10/2013 03h00

    A música pop, eterno celeiro de tendências, apontou nos anos 1970 e 1980 para uma onda de artistas cuja aparência levantava uma questão imediata: é homem ou é mulher?

    Pois a androginia de músicos como David Bowie, Annie Lennox e Boy George deu um passo à frente e sua ambiguidade sexual se transformou em coexistência, ou simultaneidade, de gêneros.

    Artistas defendem que não são homens nem mulheres: são os dois

    É este o caso da cantora (ou cantor) austríaca Conchita Wurst, 25. Nascida homem, batizada Thomas Neuwirth, ela moldou um corpo feminino de fazer inveja a originais do gênero e manteve, abaixo de olhos finamente maquiados, uma barba espessa e bem desenhada.

    O nome escolhido para a nova identidade é emblemático: Conchita quer dizer concha em espanhol, mas também designa vagina; Wurst é salsicha em alemão.

    "Sou homem e mulher em uma só pessoa", define-se, em entrevista à Folha.

    Paz Stammler/Divulgação
    Conchita Wurst, formas de mulher e rosto de homem
    Conchita Wurst, formas de mulher e rosto de homem

    Conchita foi escolhida por uma comissão para representar a Áustria no Festival Eurovision de Canção, evento anual que reúne cantores de todo o continente europeu e é transmitido pela televisão.

    Muitos austríacos surtaram e exigem mudanças nas regras de eleição de representantes para que o público possa votar nos candidatos de forma direta.

    "Só espero que as pessoas apreciem minha música e não pensem tanto se sou homem ou mulher, gay ou hétero...", diz a cantora. "Gostaria que conseguissem olhar além de características como sexualidade e cor da pele."

    Para o cearense Daniel Peixoto, 27, que surgiu na cena independente brasileira em 2005 como o vocalista maquiado da banda eletro-punk Montage, a polêmica sobre a eleição de Conchita levantou a questão da separação entre gêneros mundo afora.

    "Desde criança me perguntam se eu sou menino ou menina. E, como artista, questionei a ideia de gênero", diz.

    Outro exemplo é o do norte-americano Perfume Genius, codinome de Mike Hadreas, 32, cujas baladas confessionais ao piano são acompanhadas de saltos altos, batons e esmaltes num corpo que não pretende camuflar sua masculinidade.

    "A maioria das pessoas diz ser homem ou mulher. Mas acho que, se todos se permitissem, seriam mais como eu: masculinas e femininas", disse Hadreas à Folha. "Foi só através da música que consegui ser quem realmente sou."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024