• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 22:39:08 -03

    Kubrick era um diretor comercial e não entendia o gênero do terror, diz Cronenberg

    DE SÃO PAULO

    04/11/2013 15h49

    O cineasta David Cronenberg afirmou que ele faz filmes mais "pessoais" que os de Stanley Kubrick (1928-1999), um cineasta que, em sua opinião, não entendia o gênero do terror.

    As declarações foram dadas ao jornal "The Toronto Star", que falou com Cronenberg sobre uma mostra realizada em sua homenagem no último mês, no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

    "Eu acho que sou um diretor mais intimista e pessoal do que Kubrick foi", disse Cronenberg, cujo currículo inclui "A Mosca" (1986) e "Gêmeos - Mórbida Semelhança" (1988).

    Divulgação
    O ator Danny Lloyd em cena de 'O Iluminado', de 1980
    O ator Danny Lloyd em cena de 'O Iluminado', de 1980

    "Por isso é que eu não acho 'O Iluminado' um bom filme. Eu acho que ele [Kubrick] não entendia o gênero [do terror]. Eu acho que ele não entendeu o que estava fazendo. Havia algumas imagens impressionantes no livro e ele entendeu isso, mas acho que não sentiu de verdade."

    Segundo Cronenberg, embora Kubrick seja reverenciado como um "artista cinematográfico de alto nível", o cineasta era, na verdade, alguém que tinha uma visão "comercial".

    "Ele era muito obcecado com isso [filmes comerciais], a um ponto que eu não sou. Nem Bergman nem Fellini eram."

    Não é a primeira vez que o filme "O Iluminado" (1980) é criticado. O autor do livro no qual o longa é baseado, Stephen King, já se manifestou diversas vezes publicamente sobre o quanto desgosta do filme de Stanley Kubrick, que tem no elenco Shelley Duvall e Jack Nicholson.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024