O escritor americano Syd Field, considerado o "guru do roteiro" de Hollywood, morreu no domingo (17), devido a uma anemia hemolítica. Ele tinha 77 anos.
Segundo a publicação "The Hollywood Reporter", Field morreu em sua casa, em Beverly Hills, cercado por seus amigos e familiares.
Sua morte foi anunciada por um comunicado do Raindance Film Festival, que realizaria um encontro de grandes roteiristas em Londres no último final de semana.
Ignacio Evangelista/Efe | ||
O americano Syd Field, autor de 'Os Fundamentos do Roteirismo', que morreu no domingo (17), aos 77 anos |
Syd Field escreveu oito livros sobre a escrita de roteiro cinematográfico, incluindo "Os Fundamentos do Roteirismo", de 1979, considerado a "Bíblia do roteiro".
Ele foi o primeiro escritor a delinear o paradigma de três atos em roteiros para o cinema. Segundo a "Hollywood Reporter", ele era o "professor de roteiro mais procurado do mundo".
Field nasceu em 19 de dezembro de 1935, em Hollywood, e se formou em Literatura Inglesa na Universidade da Califórnia, em 1960.
Como consultor, trabalhou para os estúdios 20th Century Fox, Disney, Universal e Tri-Star Pictures. Seus escritos foram reconhecidos por como influência para nomes como Judd Apatow, Tina Fey, Frank Darabont, entre outros.